Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

Um novo nível de luxo no transporte aéreo

BMW Group DesignworksUSA cria cabines de piloto e de passageiros para jatos executivos da Embraer. Estreia europeia e vôos de demonstração.

Tecnologia
·
Technology, Research & Development

Press Contact.

Mariana Romero
BMW Group

Tel: +55-11-5504-0618

send an e-mail

Munique/Le Castellet/São Paulo. Através de uma série de vôos de demonstração no sul da França, a fabricante brasileira de aviões, Embraer, apresentou sua nova geração de jatos executivos na Europa. As cabines de passageiros e de pilotos foram criadas nos estúdios de design do BMW Group Designworks USA, uma subsidiária do BMW Group, fabricante automotivo sediado em Munique. Colin Steven, vice-presidente de Marketing e Vendas da Embraer comentou que “a DesignworksUSA era a única parceira adequada para nós. Nós queríamos definir um novo padrão para jatos executivos”.  

A empresa brasileira Embraer, terceira maior fabricante de aviões do mundo, convidou a DesignworksUSA para a reunião inicial no terceiro trimestre de 2004. O objetivo foi definido claramente: o estúdio de design deveria desenvolver o design interior para os primeiros jatos executivos da Embraer nos segmentos leve e muito leve – o Phenom 100 e o Phenom 300. Além disso, a Embraer queria assegurar uma transferência de know-how entre os setores industriais. A DesignworksUSA criou um nome para si própria no mundo todo nesta área. O estúdio de design integrou seu conhecimento das exigências de clientes premium obtido na indústria automobilística ao interior dos novos jatos executivos da Embraer. As cabines de passageiros e de pilotos tinham que refletir o melhor em termos de funcionalidade, a qualidade de design mais refinada e facilitar a eficiência ideal e o uso do espaço na cabine, nas áreas de passageiros e de bagagens. “Estabelecemos padrões bastante altos”, ponderou o vice-presidente da Embraer Colin Steven. “A tarefa da DesignworksUSA era fornecer o melhor em conforto do piloto, preencher as exigências de um passageiro executivo moderno e combinar estética premium com qualidade de design superior”.

Um Novo Padrão de Luxo – um conceito de design que substitui convenções

A equipe de design internacional foi confrontada com muitos desafios. Ideias de design inovadoras precisavam cumprir normas de segurança rígidas, ser compatíveis com os processos de produção da Embraer e atender à expectativa de uma ótima relação custo/benefício. Como todos os projetos assumidos pela DesigworksUSA, a tarefa não era transferir o estilo de design de um carro, neste caso para o setor aéreo, mas redesignar e aplicar os princípios primordiais de design e conhecimentos dos efeitos do design. O trabalho foi firmemente fundamentado na visão de que a definição de luxo mudara e as novas demandas dos produtos de luxo precisam ser preenchidas autenticamente no design. Portanto, a DesignworksUSA desenvolveu um novo conjunto de valores para o design interior de jatos executivos modernos, que reúne aspectos de espaço e tempo, interconectividade, simplicidade e autenticidade de uma forma completamente nova.

A equipe de design manteve um olhar crítico sobre praticamente todos os detalhes de um jato executivo convencional e questionou a definição tradicional de opulência bem como o simbolismo dos mundos de cores, materiais e formas, tanto na cabine de passageiros quanto na dos pilotos. Por exemplo, o conhecimento das demandas de dirigibilidade da indústria automobilística foi integrado ao design da cabine do piloto. A cabine do piloto do Phenom atualmente fornece aos pilotos a mais generosa quantidade de espaço do mercado. De fato, até mesmo na próxima categoria de jatos maiores, a liberdade de movimentos do piloto do Phenom é raramente encontrada. As questões de durabilidade, valor inerente e estética premium no seu interior foram resolvidas como nunca antes em jatos executivos. Compartimentos de bagagem, que são integrados dentro das paredes laterais e embaixo dos assentos, e muitos outros detalhes na cabine de passageiros  ilustram como a transferência de know-how entre indústrias resultou em soluções de design para os jatos executivos da Embraer.

Linhas Limpas e Elegância – a marca dos jatos Phenom 100 e 300

O design dos jatos Phenom destaca-se por meio de uma série de soluções e detalhes inteligentes. A entrada da cabine foi elaborada sob medida para a fisionomia natural do corpo humano e ampliada acima da altura dos ombros, dando ao corredor interno sua própria e elegante forma característica para mais liberdade de movimentos e conforto dos passageiros. Apoios de braço integrados, que têm sido uma característica do setor automobilístico já há muitos anos, também foram introduzidos. Foi implementado um design de piso inovador, que consiste em novos e duráveis materiais, oferecendo valor inerente superior. Simultaneamente, ele fornece uma resposta adequada e sustentável para a demanda do comprador ou do operador por alta qualidade de design combinada com baixo custo e manutenção.

O novo conceito de cores e de materiais, com sete opções a escolher, é uma experiência de luxo moderna, clara e autêntica. Com o design do Phenom, a Embraer queria se posicionar como uma empresa líder inequívoca em inovação e qualidade no segmento de entrada de jatos. Cem jatos já foram entregues aos consumidores desde que a Embraer começou a aceitar pedidos, e mais de 600 pedidos estão aguardando pelos aviões. “Nós temos conseguido um resultado excepcional com o design do novo Phenom, algo de que nos orgulhamos muito”, diz Colin Steven. “A parceria com a DesignworksUSA foi a chave para um design interno verdadeiramente inovador. Por esta razão, estabelecemos dois contratos subsequentes com o estúdio para o design dos jatos de médio porte Legacy 450 e 500”. Laurenz Schaffer, presidente da DesignworksUSA do BMW Group resume: “Explorar a gama de possibilidades em termos de estilo e design, quer seja na indústria automobilística ou na indústria aérea, é o ponto de partida para uma inovação verdadeira. É por isto que o projeto Phenom tem sido tão importante para o nosso estúdio”.

Sobre a Embraer

A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A.) é a terceira maior fabricante de aviões do mundo. A empresa é ativa tanto no mercado civil como no militar. Fundada em 1969, além de sua sede em São José dos Campos, perto de São Paulo, a Embraer mantém escritórios e centros de serviço na Austrália, na República Popular da China, França, Singapura e nos EUA. A Embraer é uma das maiores empresas exportadoras do Brasil. No final de 2009, a companhia empregava 16.853 pessoas, localizadas no mundo todo.

Sobre a BMW Group DesignworksUSA

Desde 1995, a BMW Group DesignworksUSA é uma subsidiária do BMW Group. O estúdio, que foi fundado em 1972 em Los Angeles, concluiu suas primeiras tarefas para o BMW Group no início dos anos 80 operando como ‘DesignworksUSA’, seu nome na época. A empresa agora opera no mundo todo a partir de seus três locais na Europa, América e Ásia, atuando simultaneamente como fonte de inspiração para os estúdios de design das marcas do BMW Group (BMW, MINI e Rolls-Royce Motor Cars) e como um motivador de inovação para um grande número de clientes das mais diversas áreas, de TI à aviação. Clientes famosos como Nokia, HP, Saeco, Acer, Bavaria Yachts ou Sennheiser contam com o princípio único de fertilização cruzada da empresa e transferência interdisciplinar de conhecimento.

Prêmios de design para o Phenom 100 e 300

Good Design Japan 2006: Embraer 100 e 300

iF China 2006: Embraer Phenom 100 e 300

iF Product Design Award 2007: Embraer Phenom

Finalista do IDEA 2008: Embraer Phenom 100

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

AUTO CHINA 2024.

Beijing. 24/25 April 2024.

Here you can see the Webcasts of the BMW Group Night and Press Conference at the Auto China 2024.

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login