Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

BMW Motorrad VISION NEXT 100: a grande fuga

BMW Motorrad VISION NEXT 100

Jubileu
·
BMW Motorrad
·
Brands
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

São Paulo, 11 de outubro de 2016 – Em 2016, ano de seu centenário, o BMW Group está, mais do que nunca, com seus olhos voltados para o futuro e desenvolvendo uma série de propostas de veículos direcionados para atender às necessidades de mobilidade das pessoas 30 anos adiante, a partir de agora. E as soluções baseiam-se na hipótese de que a mobilidade deverá se tornar cada vez mais diversificada e conectada.

 

Após a BMW, MINI e Rolls-Royce apresentarem seus veículos-conceito Vision NEXT 100, chegou a vez de o BMW Group revelar sua próxima solução avançada, desta vez voltada para o mundo do motociclismo: a BMW Motorrad VISION NEXT 100. Revelado nesta terça-feira (11), durante a exposição "Iconic Impulses: The BMW Group Future Experience" ("Impulsos Incônicos: A Experiência Futurista do BMW Group"), em exibição em Los Angeles, nos Estados Unidos.

 

A grande fuga

"O BMW Motorrad VISION NEXT 100 incorpora a visão do universo duas rodas do BMW Group em um mundo conectado – uma experiência analógica em uma era digitalizada. O motociclismo diz respeito a fugir do cotidiano: o momento em que você monta em sua motocicleta e está absolutamente livre. Neste caso, a sua moto é a grande fuga", diz Edgar Heinrich, head de Design da BMW Motorrad, descrevendo os princípios fundamentais contidos na marca responsável pelos veículos VISION.

 

O BMW Motorrad VISION NEXT 100 representa uma experiência de condução definitiva. Livre da necessidade de vestir um capacete e roupas de proteção, o piloto está apto a desfrutar das forças do ambiente. A aceleração, o vento e a natureza, assim como o contato com o mundo ao redor, saboreando-as a cada instante. O design do BMW Motorrad VISION NEXT 100 representa a essência da motocicleta: a síntese perfeita entre o homem e a máquina. Cada detalhe é da mais alta qualidade e o design incorpora todos os aspectos visuais mais marcantes das motos BMW Motorrad de todos os tempos. Estes elementos, no entanto, têm um toque contemporâneo, tanto visualmente quanto em termos de funcionalidades.

 

Os elementos emblemáticos do BMW Motorrad VISION NEXT 100 são capazes de torná-la imediatamente reconhecível como um "legítimo BMW" e inclui quadro preto triangular, linhas brancas e clássicas, além de um motor em formato boxer. A moto, em si, no entanto, é movida por uma solução zero-emissões.

 

O BMW Motorrad VISION NEXT 100 une o passado da marca BMW Motorrad com seu futuro, além de ser uma poderosa expressão de ambos.

 

O quadro em forma de triângulo - um clássico reinventado:

O quadro negro, em forma de triângulo, do BMW Motorrad VISION NEXT 100 é uma referência clara à primeira motocicleta BMW, a R32, concebida em 1923. No protótipo, no entanto, o formato foi reinterpretado para dar origem a uma escultura funcional que liga as rodas dianteira e traseira por meio de arcos de aspecto dinâmico. Rolamentos e junções estão fora do alcance dos olhos, pois o quadro surge como uma estrutura única e totalmente integrada.

 

Visto de perfil, o BMW Motorrad VISION NEXT 100 assemelha-se a uma naked bike, graças à sua ergonomia, e ao assento de configuração roadster. A disposição inteligente das superfícies protege o piloto do vento e das intempéries climáticas de forma tão eficaz como se estivesse equipada com uma carenagem completa. A superfície do quadro é coberta por um tecido preto fosco. Seu brilho sedoso e linhas finas destacam as formas características da moto, além de representar uma reinterpretação contemporânea de um detalhe clássico da BMW. O logotipo da marca é exibido no quadro escuro, sendo iluminado pelas já familiares luzes azuis e brancas, com a moto em movimento.

 

Flexframe – quadro de direção assistida

O quadro Flexframe surge como uma estrutura única e integrada, que se estende desde a dianteira à roda traseira do BMW Motorrad VISION NEXT 100. Por ser flexível, ele permite que a motocicleta seja conduzida sem a necessidade de juntas ou articulações encontradas nas motocicletas de hoje. O guidão se ajusta ao quadro, mudando a direção da moto. E a quantidade de força necessária para direcioná-la vai depender de cada situação. Com ela parada, por exemplo, o Flexframe exige pouca força para girar, enquanto em altas velocidades, ele tende a ficar muito rígido.

 

Powertrain – inspirado no motor boxer BMW

Na parte central do quadro reside, ao mesmo tempo, uma peça de estilo próprio e uma referência histórica: o motor. Desenvolvido e criado à imagem do tradicional motor boxer BMW, ele, na realidade, consiste de uma unidade motriz zero-emissões. Sua aparência externa muda de acordo com as circunstâncias. Quando está em repouso, o motor exibe formas compactas, se expandindo somente quando a motocicleta inicia seu movimento, melhorando a aerodinâmica e protegendo o piloto contra o mau tempo. Seu acabamento, em alumínio, confirma a qualidade superior deste componente.

 

Forma minimalista, qualidade máxima de detalhes

A aparência perfeita do BMW Motorrad VISION NEXT 100 exprime claramente as suas qualidades focadas na condução. O design frontal é minimalista e reforçado com detalhes de alta qualidade. Integrado à parte frontal do quadro, logo acima da roda dianteira, está um grande refletor de metal que incorpora dois elementos em U, posicionados verticalmente, que compõem as luzes diurnas. Elas atuam também como um defletor de ar que, em conjunto com um pequeno para-brisas, integrado, ajudam a otimizar o fluxo de ar que passa pela moto.

 

Elementos da carroceria, como assento, parte superior do chassi e os para-lamas são feitos de carbono.

 

As lanternas traseira e indicadora de direção (pisca) trazem lâmpadas vermelhas debaixo do assento e que lembram a forma característica, em duplo "C", das luzes traseiras das motocicletas BMW Motorrad atuais, mas com uma nova interpretação do futuro.

 

Os pneus não apenas possuem função de amortecimento, como seu perfil variável se ajusta de forma ativa a todo tipo de terreno. Isto garante uma aderência ótima ao piso em qualquer situação.

 

Elementos analógicos em uma era digital

Diante da praticamente ausência de cabos, monitores e botões, chama especialmente a atenção um elemento dentro da moldura da seção frontal: um interruptor vermelho situado à extrema direita do guidão. Este elemento é responsável por liberar ou bloquear o manete do acelerador. Trata-se de uma homenagem à experiência semelhante de conduzir as primeiras motocicletas. Os manetes curvados para fora também evocam a história da motocicleta.

 

BMW Motorrad VISION NEXT 100

Que mundo servirá como lar para a moto do futuro?

"Normalmente, quando desenhamos uma motocicleta apenas pensamos em um horizonte de cinco a dez anos. Por este motivo, olhar mais à frente, em um futuro claramente distante, é especialmente emocionante e atraente para nós. Estou convencido de que com o BMW Motorrad VISION NEXT 100 esboçamos um cenário de futuro coerente para a marca BMW Motorrad", explica Edgar Heinrich.

 

Ao projetar o BMW Motorrad VISION NEXT 100, a equipe visualizou décadas adiante. O mundo do amanhã estará dominado por uma conectividade e digitalização onipresente. A maioria dos veículos se moverão de maneira autônoma e a vida será organizada em grande parte por serviços digitais. E a maioria da população mundial estará vivendo em áreas urbanas.

 

Tecnologias digitais para uma experiência analógica

A BMW Motorrad VISION NEXT 100 utiliza as possibilidades de um mundo digital para alcançar uma nova dimensão de condução de uma motocicleta. A sensação única de liberdade sem precedentes só é possível graças à conectividade inteligente entre o condutor, a motocicleta e o ambiente exterior – uma combinação capaz de prever situações de risco nas estradas. Atuando em conjunto com os sistemas de assistência ativos, estes elementos interligados ajudam a manter o piloto do BMW Motorrad VISION NEXT 100 no controle a todo o momento. Os sistemas não só antecipam as situações de perigo como alertam o condutor sobre a necessidade de intervir, como podem também atuar para proteger mesmo durante o deslocamento. Isso aposentará o capacete e os trajes de proteção para motociclistas.

 

"Auto equilíbrio": sistemas de assistência ativos e inteligentes

Em algumas situações, os sistemas de assistência ativos do futuro equilibrarão automaticamente a motocicleta com ela em movimento ou parada. Isso permitirá oferecer uma moto mais estável, transmitindo mais segurança ao condutor em determinadas situações de deslocamento. Os pilotos novatos vão se beneficiar de um assistente adicional em todas as situações de condução e de uma moto que nunca vai tombar.

 

O BMW Motorrad NEXT 100, mesmo parado, se manterá em posição vertical, mesmo o piloto estando fora dele. Os sistemas de compensação também trabalharão com a moto em movimento para garantir uma experiência de condução particularmente ágil e dinâmica, com manuseio ainda mais leve, o que fará com que os usuários a apreciem, além de todos os benefícios proporcionados pela assistência para melhorar as capacidades dela ainda mais. O BMW Motorrad NEXT 100 ajudará o motociclista a tornar-se mais eficiente e desfrutar de uma experiência de condução ainda mais positiva. Cada viagem se tornará uma jornada de liberdade, do início ao fim.

 

O acompanhante digital - Conectado, Onipresente e Discreto

Quando combinados, a motocicleta e o equipamento do motociclista, de design próprio, constituem uma unidade funcional que apoia o condutor como um acompanhante digital dependendo da situação, com informações ou atuando de forma ativa quando necessário. Como a prioridade absoluta é, a todo o momento, a experiência na condução, o acompanhante digital fica em segundo plano: ainda que constantemente ativo, ele funciona de forma discreta até ser ativado e emitir um alerta por meio de uma interface do usuário ou prestar assistência ativa, por exemplo.

 

"Para nós, o ponto principal do BMW Motorrad NEXT 100 é garantir que nenhuma assistência digital permanente interfira na experiência de condução pura. Os sistemas de assistência à condução da moto funcionam tão sutilmente que o piloto pode desfrutar de uma experiência de condução inteiramente natural, confiando na moto completamente e desfrutando de total liberdade e conforto. Como designers de interface, o nosso trabalho é entregar a quantidade certa de informação no melhor momento e lugar possível ", explica Holger Hampf, Head de Experiência do Usuário do BMW Group.

 

A viseira – a informação certa no momento correto

A troca de informações entre o piloto e a motocicleta é uma parte fundamental desta experiência de condução única e ocorre por meio da viseira, um par de óculos inteligentes que se estende por meio de todo o campo de visão do piloto. Além de providenciar proteção contra o vento, ele mostra informações relevantes em uma das quatro áreas voltadas para isso. Isso é controlado pelo movimento do olho do piloto: olhando para cima ou para baixo muda o conteúdo que aparece, e olhar para frente desliga a informação, deixando que o piloto foque na experiência de dirigir. A informação só é mostrada no visor se solicitada, ou para alertá-lo caso uma ação seja necessária.

 

“A motocicleta tem toda a informação conectada de seus arredores e uma parte do sistema inteligente trabalhando ao seu redor, então ela sabe exatamente o que está a sua frente. Por coletar as informações que recolheu, ela pode sugerir as faixas ideais e melhores ângulos, ou alertar os pilotos para perigos a frente ”, Hampf continua. Ao sugerir faixas e ângulos, o acompanhante digital aparece no baixo da tela de visão, representado por um triângulo invertido, do qual saem duas linhas horizontais. Esta representação é similar à de uma cabine de avião: mostra tanto a inclinação quanto a faixa ideal. O próprio piloto pode corrigir os desvios que aparecem, se necessário e, caso ele demore ou não corrija, a própria motocicleta fará a correção. Essas indicações permitem aos novos pilotos conhecerem melhor a si mesmos e as possibilidades de sua motocicleta. Por sua parte, os pilotos com experiência podem colocar-se à prova constantemente e melhorar suas habilidades.

 

Olhar para cima ativa a vista traseira, permitindo que o piloto veja o que está acontecendo na estrada atrás dele. Abaixando os olhos um pouco além dos níveis normais, é aberto o menu, em que o piloto pode selecionar uma opção ao apontar um dedo. Se olhar mais para baixo, é aberto o mapa que mostra a rota selecionada pelo condutor.

 

Equipamentos para o motociclista – Inteligente. Ativo. Flexível.

O Rider Equipment BMW Motorrad VISION Next 100 é uma parte fundamental desta experiência de condução única. O design clássico, em preto e branco, reforça a sensação de liberdade durante a viagem. Ele é utilizado para proteção contra as condições de clima e do vento, e também é considerado como um traje de moda. Se necessário, ele resfria ou aquece o usuário. Há um zíper diagonal sobre o peitoral recordando o tradicional vestuário de motociclistas. Já a estrutura de cinta flexível do traje e os sapatos são inspirados nas áreas musculares do corpo humano, proporcionando apoio ao motociclista, aliviando a compressão quando necessário.

 

Em velocidades mais altas, a região da nuca do vestuário infla de forma ágil e desprende o ar em toda a parte de trás do traje, aumentando o conforto. As variadas aberturas oferecem uma ventilação adicional. Diferente dos trajes atuais, a roupa futurística para pilotos do BMW Motorrad VISION NEXT 100 não possui nenhuma função de segurança, uma vez que o sistema assistente e inteligente torna isso desnecessário. Ao invés disso, os sensores do equipamento do condutor monitoram dados como o pulso e temperatura corporal podendo regular corretamente a climatização em caso de frio ou stress. O traje oferece, a partir de elementos vibratórios nos braços e pernas, indicações para navegação ou mostra que ele atingiu o limite de inclinação. Isso faz com que o piloto e a moto se tornem uma unidade funcional permitindo desfrutar de condução com maior intensidade.

 

Edgar Heinrich ressalta: "BMW Motorrad VISION Next 100 combina o melhor dos mundos analógico e digital, oferecendo uma experiência emocional imbatível: a grande fuga."

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil acesse:

www.bmw.com.br

 

Sobre o BMW Group 

Com suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, além de oferecer serviços financeiros e de mobilidade diferenciados. Como uma empresa global, o BMW Group opera 30 instalações de produção e montagem em 14 países e comercializa seus produtos em mais de 140 nações. 

 

Em 2015, o BMW Group vendeu cerca de 2.247 milhões de automóveis e 137.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para o ano contábil de 2014 foi de 8,71 bilhões de euros, sobre uma receita de 80,40 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2014, o BMW Group contava com 116.324 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi construído com base no pensamento de longo prazo e ação responsável. Assim, a empresa estabeleceu sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, responsabilidade total pelos seus produtos e comprometimento claro com a conservação dos recursos como partes integrantes da sua estratégia.

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

ANNUAL CONFERENCE 2024.

Munich. Here you can see the on demand webcast of the BMW Group Annual Conference 2024, with the world premiere of the next BMW vision vehicle on the "Road to Neue Klasse".

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login