Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

MINI, O britânico gigante e querido das telonas

Corporativo
·
Assuntos Culturais
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452
Fax: +55-11-5504-0537

send an e-mail

Downloads.

  
Photos(14x, 76,75 MB)

São Paulo, 2 de maio de 2018 – São muitas as características que tornam única uma criação. Dentre elas, podemos falar em personalidade, design, carisma e história, todas presentes na marca inglesa. Um MINI é um carro inconfundível. Seja um modelo novo 'em folha' ou um clássico, ele desfruta de um carisma especial, mesmo daqueles que, simplesmente, param o que estão fazendo para apreciá-lo com os olhos. Apesar do porte compacto, seu jeitão esperto e irreverente logo cativou celebridades, como os Beatles, o líder dos Rolling Stones, Mick Jagger; o ator norte-americano Steve McQueen, e o comediante Rowan Atkinson, o eterno Mr. Bean; só para citar alguns famosos. Com todo esse fascínio, não demorou muito para o pequeno MINI acelerar direto para as telas do cinema. Sua primeira aparição de destaque foi em 1969, no filme "Um Golpe à Italiana", estrelado pelo ator britânico Michael Caine. Na época, o MINI Cooper já reinava como ícone da cultura pop e da indústria automobilística do Reino Unido. Confira a seguir algumas das principais participações da MINI no cinema. Um currículo digno de Oscar de mais querido personagem das quatro rodas.

The Magical Mystery Tour (1967)

Em 1966, o empresário dos Beatles, Brian Epstein, deu a cada um dos integrantes da banda um Mini Cooper S. No ano seguinte, George Harrison aproveitou as filmagens de The Magical Mystery Tour para exibir a personalização que ele havia feito no carro. Ele mandou pintar a carroceria de vermelho brilhante e decorou-a com desenhos da mitologia indiana. Neste filme da fase psicodélica dos Beatles, o lendário Mini Cooper de Harrison faz uma rápida aparição, com o próprio ao volante e acompanhado de John Lennon, no banco do passageiro. Em 2009, uma versão repaginada do carro foi lançada pela MINI no aniversário de 50 anos da marca. O carro foi leiloado e a renda arrecadada destinada à uma instituição criada pelo guitarrista, morto em 2001.

 

Um Golpe à Italiana (1969)

Estrelado pelo ator britânico Michael Caine, "Um Golpe à Italiana", ensinou como captar cenas de perseguição empolgantes envolvendo carros. Até hoje, esta comédia policial é lembrada pela sequência que mostra três Mini Coopers S coloridos – azul, vermelho e branco – desfilando em alta velocidade e fazendo malabarismos pelas ruas de Turim, na Itália. Os pequenos e carismáticos Mini fazem peripécias, até então, inéditas para a época, como saltar entre edifícios, entrar em túneis e descer escadarias. A ousadia do filme foi tanta que rendeu ainda cenas rodadas em uma pista de testes construída no topo de uma antiga fábrica da Fiat. A ação gira em torno de um meticuloso plano de assalto executado por Charlie Crocker, vivido por Caine, com a ajuda de comparsas. Este clássico longa-metragem rendeu uma refilmagem em 2003, batizada no Brasil como “Uma Saída de Mestre” e tendo Mark Wahlberg e Charlize Theron nos papeis principais.

 

Mr. Bean (1990)

O personagem hilário e mundialmente conhecido criado pelo ator Rowan Atkinson, chegou às telas de tv na década de 1990 e fez história com seu humor tipicamente britânico. Ao longo dos 15 episódios da série que é reprisada até hoje em vários países, Mr. Bean guiou não apenas um, mas dois Mini Morris 1000, um de cor verde, ano 1969, e outro laranja, fabricado em 1977. Em um de seus momentos memoráveis, Mr. Bean enche o carro com bugigangas compradas em uma loja. Sem ter como entrar no carro, ele decide guiar o carro sentado uma poltrona amarrada no teto. Em 2015, nas comemorações pelo 25º aniversário da série, Atkinson refaz a memorável cena acelerando o Mini Morris verde em torno do Palácio de Buckingham.

 

Identidade Bourne (2002)

Outro filme que traz um clássico Mini em cenas de tirar o fôlego e que viraram referência quando o assunto são sequências cinematográficas de perseguição envolvendo carros. No longa-metragem de estreia da trilogia sobre o espião Jason Bourne, vivido pelo astro Matt Damon, uma fuga alucinada mostra um Mini Mayfair cruzando as ruas de Paris em alta velocidade. Além de descer escadarias e atravessar passagens estreitas, e com a polícia francesa em seu encalço, o Mini guiado por Bourne mostra a agilidade e a grande capacidade de manobras do carro, características já conhecidas graças ao motor transversal posicionado na frente e à tração dianteira.

 

Austin Powers, em “The Goldmember” (2002)

No terceiro filme da série cinematográfica sobre o agente secreto trapalhão Austin Powers, vivido por Mike Myers, o carro guiado pelo protagonista não poderia ser outro senão um MINI Cooper S caracterizado com as cores da bandeira da Grã-Bretanha, a Union Jack. Desta vez, Powers precisa salvar seu pai, Nigel – interpretado por Michael Caine –, das garras de seu eterno inimigo, o Dr. Evil. Na sátira americana aos filmes de espiões, Powers acelera o MINI Cooper S tendo ao lado Caine e a cantora Beyoncé, que faz o papel da namorada do agente secreto, Foxxy Cleopatra.

 

Uma Saída de Mestre (2003)

Neste remake do clássico "Um Golpe à Italiana", não poderia faltar a épica sequência que mostra três MINI Cooper S em fuga. Nesta nova versão, atualizada e vertiginosa, a cidade de Turim, na Itália, retratada no clássico filme, dá lugar à Los Angeles (EUA). As cenas rodadas no metrô da cidade figuram nas melhores listas de fugas cinematográficas envolvendo carros já feitas. Em "Uma Saída de Mestre", o astro Mark Wahlberg é quem dá vida ao ladrão Charlie Crocker, que está decidido a recuperar um cofre roubado por um ex-sócio. Para executar seu plano, ele reúne um grupo de especialistas, entre eles, dois pilotos interpretados pelo ator Jason Statham e pela bela Charlize Theron. As tomadas feitas no metrô, em que os MINIs descem uma escadaria e andam na plataforma de embarque dos trens, utilizaram 32 MINI Cooper, entre eles um Cooper com dois volantes para que um dublê pudesse guiar o carro enquanto um dos atores pudesse de dedicar à sua interpretação diante das câmeras. Após o término das filmagens, este exemplar foi adquirido pela MINI para ser exposto na fábrica de Cowley, na Inglaterra. No início do longa, a cena que mostra um Mini Cooper vermelho guiado por Stella, a personagem interpretada por Charlize Theron, foi a forma que os produtores encontraram para homenagear o clássico “Um Golpe à Italiana”.

 

A Teoria de Tudo (2014)

A participação da MINI no filme que conta a história do físico britânico Stephen Hawking e de Jane Wilde, sua esposa na época, ocorre quando o casal viaja a passeio acompanhado pelo filho Robert. O carro, uma perua Morris Mini-Traveler, uma versão alongada do Morris Mini original, era usada frequentemente pela família para transportar Hawking e sua cadeira de rodas. A primeira geração das peruas Morris Mini-Traveller e Austin Countryman foi lançada no início da década de 1960. Hawking, que sofria de esclerosa lateral amiotrófica, morreu em março aos 76 anos. A interpretação de Eddie Redmayne, no papel do protagonista, rendeu a ele o Oscar de Melhor Ator. A atriz Felicity Jones, por sua vez, representou a esposa do cientista.

 

Pixels (2015)

Os fãs mais jovens da MINI vão se lembrar das cenas em que quatro Cooper S Hatch de cores diferentes – azul, rosa, laranja e vermelho – perseguem e são perseguidos por uma versão gigante do Pac-Man, o personagem redondo que dá nome ao famoso videogame. Nesta comédia protagonizada por Adam Sandler, quatro amigos que cresceram jogando videogames clássicos da década de 1980, precisam salvar o mundo de alienígenas que acreditam que vídeos de jogos de fliperama são uma declaração de guerra. E os próprios personagens de videogames como Pac-Man, Donkey Kong e Space Invaders são usados pelos alienígenas para invadir o planeta.

 

Sobre o BMW Group

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2017, o BMW Group vendeu cerca de 2.463.500 milhões de automóveis e 164.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2016 foi de aproximadamente 9,67 bilhões de euros em receitas de 94,16 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2016, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 124.729 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

 

Comunicação Corporativa BMW Group Brasil 

João Veloso Jr. – joao.veloso@bmw.com.br

Paula Cichini – paula.cichini@bmw.com.br

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil 

Máquina Cohn & Wolfe

Marcelo Goto – marcelo.goto@maquinacohnwolfe.com 

(11) 5186-0618 / (11) 99402-8486

Michelle Castro – michelle.castro@maquinacohnwolfe.com

(47) 3016-1183 / (47) 9.9929-0518

Luiz Campos – luiz.campos@maquinacohnwolfe.com 

(11) 3147-7439 / (11) 99619-6969

Thiago Salles – thiago.salles@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147 7426/ (11) 97294 3190

Ricardo Marques – ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7442/ (11) 9.8224-4619

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming.

ANNUAL GENERAL MEETING 2018.

Munich, 17. May. Here you can see the transmission of the Annual General Meeting of BMW AG.

open streaming site

Latest Facts & Figures.

Nova tabela de preços do BMW Group Brasil
Thu Nov 05 19:16:14 CET 2009
Finanças, Fatos, Números
Show all

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login