Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

Tradição, autenticidade e clareza: o novo logotipo da MINI

Nova interpretação do emblema, vista em todos os modelos da MINI a partir deste ano, busca um visual mais limpo, com foco no que é essencial.

 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

São Paulo, 21 de maio de 2018 – A consciência dos seus valores tradicionais alinhada a um espírito de desenvolvimento voltado para o futuro: essas são as bases da nova identidade da MINI, que reflete tal filosofia em seu novo estilo visual - cujo elemento central é o logotipo. Essa nova interpretação do emblema, que será visto em todos os modelos da MINI a partir deste ano, busca um visual mais limpo, com foco no que é essencial.

 

O novo logotipo da MINI se baseia em um estilo tridimensional que existe desde o relançamento de marca, em 2001, aplicando uma forma de expressão visual conhecida como "design plano", dotada de elementos gráficos. A preservação das tradições culturais da marca resultou em uma roda alada com o nome da marca impresso ao centro em letras maiúsculas, o que assegura ser o logotipo instantaneamente reconhecido. A ausência de sombras e tons de cinza, por sua vez, cria um efeito preto e branco contrastante que transmite autenticidade e clareza. Com um caráter bidimensional, o logotipo estará presente no capô, na traseira, no centro do volante e na chave dos veículos. 

 

Essa última atualização representa um novo capítulo na diversificada história do logotipo da MINI. Desta vez, há uma semelhança com o logotipo presente nos clássicos MINI dos anos 90. Naquela época, o nome da marca também aparecia em letras maiúsculas no centro de um círculo com asas estilizadas. 

 

Essa combinação de roda e asas remonta aos primórdios da MINI, quando a British Motor Corporation (BMC) colocou no mercado, em 1956, o Morris MINI-Motor, junto com o Austin Seven, estruturalmente idêntico, o primeiro tinha o logotipo da marca Morris. Ele apresentava um boi vermelho e três ondas azuis – o símbolo da cidade de Oxford - que apareciam dentro de um círculo com duas asas estilizadas, à direita e à esquerda. Por outro lado, o modelo irmão – que foi nomeado de Austin MINI a partir de 1962 -  teve seu hexágono logo acima da grade do radiador, mostrando a inscrição da marca e o emblema. Duas variantes individuais do revolucionário "small car" também apareceram sob outros dois nomes da marca BMC - Wolseley and Riley. O Wolseley Hornet e o Riley Elf foram mais distintos em seu design, não apenas apresentando um corpo modificado e acessórios exclusivos, mas também carregando cada um o seu próprio logotipo.

 

Em 1969 a identidade múltipla dos modelos da MINI teve um fim. A partir de então, eles eram produzidos apenas na fábrica de Longbridge (Reino Unido) e, ao mesmo tempo, receberam a designação única MINI. Para marcar essa etapa, os MINI clássicos ganharam um novo logotipo: o desenho era um emblema com um visual abstrato que definitivamente não guardava semelhanças com os símbolos originais. Esse visual perdurou por décadas, sendo o design adaptado conforme a ocasião. Com isso, diversos MINI clássicos ganharam logotipos individuais e únicos, ainda que todos fossem inspirados no mesmo formato do emblema universal.

 

A nova edição dos MINI nos anos 90 sofreu uma mudança nesses rigorosos princípios: havia agora uma contrapartida ao visual tradicional do logotipo e um enfoque maior nos méritos esportivos da MINI. Uma roda cromada com asas estilizadas recuperou o clássico logotipo Morris MINI-Minor, porém ao invés do boi e das ondas, a inscrição vermelha MINI Cooper apareceu agora emoldurada por uma grinalda em louro verde em um fundo branco. Em 1996, essa variante foi aplicada a outros modelos da MINI com um fundo modificado e a inscrição MINI destacando-se contra um verde ao fundo. 

 

Poucos anos depois, durante o relançamento da marca - que hoje pertence ao BMW Group – foi tomada a decisão de redefinir a identidade da MINI e também do logotipo. Nesse caso, o logotipo mais recente usado para o clássico MINI foi usado como base e consistentemente modernizado. Em sua estreia, em 2000, o atual logotipo aparece em formato tridimensional de alta qualidade, com a inscrição da marca em branco contra um fundo preto. A roda cromada e as asas estilizadas permaneceram inalteradas por quase 15 anos e se tornaram mundialmente o símbolo da MINI: estilo individual, qualidade premium e "driving fun" em um carro compacto do século 21. Dessa forma, o novo logotipo da MINI também reflete um compromisso claro com a tradição da marca britânica, que agora se estende por quase 60 anos.

 

Link para imagens em alta resolução:

 

Link para o vídeo sobre a história da MINI:

https://www.press.bmwgroup.com/global/video/detail/PF0005770/the-new-mini-logo

 

Link para o texto original em inglês:

https://www.press.bmwgroup.com/global/article/detail/T0276950EN/tradition-conscious-authentic-clear:-the-new-mini-logo

 

Para mais informações sobre a MINI Brasil, acesse: www.MINI.com.br

 

 

Sobre o BMW Group 

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2017, o BMW Group vendeu cerca de 2.463.500 milhões de automóveis e 164.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2017 foi de aproximadamente 10,65 bilhões de euros em receitas de 98,678 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2017, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 129.932 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

 

Comunicação Corporativa BMW Group Brasil 

João Veloso Jr. joao.veloso@bmw.com.br

Paula Cichini paula.cichini@bmw.com.br

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil 

Máquina Cohn & Wolfe

Marcelo Goto – marcelo.goto@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147-7477 / (11) 99402-8486

Michelle Castro – michelle.castro@maquinacohnwolfe.com
(47) 3016-1183 / (47) 99929-0518

Luiz Campos – luiz.campos@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7439 / (11) 99619-6969

Thiago Salles – thiago.salles@maquinacohnwolfe.com
 (11) 3147-7426 / (11) 97294-3190

Ricardo Marques – ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com
 (11) 3147-7442 / (11) 98224-4619

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

ANNUAL CONFERENCE 2024.

Munich. Here you can see the on demand webcast of the BMW Group Annual Conference 2024, with the world premiere of the next BMW vision vehicle on the "Road to Neue Klasse".

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login