Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

BMW Group Brasil no 30º Salão do Automóvel de São Paulo: O futuro é agora

 Novíssima geração do aclamado BMW Série 3 faz sua estreia no evento e começa a ser fabricado no país em 2019;  Nova geração do BMW X4 tem produção local confirmada para dezembro;  Inédito BMW Série 8 e novo X5 estão entre as atrações da marca no evento;  BMW 530e M Sport e MINI Cooper S E Countryman ALL4 reforçam a ofensiva de veículos híbridos plug-in no mercado brasileiro.

G20
·
G05
·
G01
·
G02
·
F39
·
G29
·
G11
·
G30
·
G22
·
F57
·
F60
·
F87
·
F80
·
F82
·
F90
·
F97
·
F98
·
I01
·
I12 LCI
·
Salões do Automóvel
·
Lifestyle
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

São Paulo, 6 de novembro de 2018 — Claramente focado em liderar a transformação da indústria da mobilidade premium global, o BMW Group potencializa a sua participação no 30º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo com um espaço que agrega suas três marcas – BMW, MINI e BMW Motorrad – e totalmente inspirado em uma realidade cada vez mais eletrificada, autônoma, conectada e compartilhada. E o evento paulistano foi escolhido pela empresa para a apresentar, pela primeira vez nas Américas, a novíssima geração do BMW Série 3, poucas semanas após sua avant-première no Salão do Automóvel de Paris.

 

A sétima geração do BMW Série 3 foi revelada oficialmente no salão pelo Presidente e CEO do BMW Group Brasil, Helder Boavida e pelo Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Araquari (SC), Mathias Hofmann, durante a coletiva de imprensa, realizada na tarde desta terça-feira (6), no São Paulo Expo, na capital paulista. As vendas do sedã no mercado brasileiro começam no primeiro semestre de 2019 com o modelo importado da Alemanha e sua produção na fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, terá início no segundo semestre do próximo ano. Nesta mesma unidade fabril serão produzidos, a partir do mês que vem, o novo BMW X4, cuja campanha de pré-venda se inicia hoje. O investimento na fabricação local dos novos BMW Série 3 e X4 totaliza R$ 125 milhões.

 

O novíssimo e luxuoso BMW Série 8 Coupé, outro modelo até então inédito no país, e a nova geração do BMW X5, também estão entre as grandes atrações da marca bávara no salão. A exposição inclui ainda as versões híbridas plug-in do sedã premium executivo BMW Série 5 e do SAV (Sport Activity Vehicle ou Veículo de Atividade Esportiva) MINI Countryman. Com essas novidades, o BMW Group Brasil mantém a sua tradição de revelar veículos inéditos e tecnologias inovadoras a cada edição do maior evento da indústria automobilística brasileira e um dos mais importantes do mundo.

 

“Olá, novo BMW Série 3”

A sétima geração do BMW Série 3, revelada em outubro e apresentada neste 30º Salão do Automóvel de São Paulo, alça o sedã-símbolo da esportividade e do prazer ao dirigir BMW a um patamar jamais visto, graças não apenas ao seu novo design, mas também à presença de tecnologias avançadas de assistência à condução, até então inéditas no modelo. Entre elas está o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant), que integra o novo Sistema Operacional BMW 7.0 e pode ser acionado por meio do comando “Olá, BMW”, dito pelo usuário em português. Esta função é capaz de explicar os recursos disponíveis no veículo, além de fornecer informações sobre o seu status atual e responder perguntas. Em suma, trata-se do copiloto ideal e particularmente útil no dia a dia a bordo do novo sedã, respondendo a comandos de voz para ajudar o motorista com inúmeras tarefas, aumentando a produtividade e o entretenimento durante o deslocamento.

 

Ainda sem confirmação de versões e conteúdo para o mercado brasileiro, o novo BMW Série 3 Sedan também agrega globalmente uma ampla gama de tecnologias inovadoras de assistência à condução. Entre elas destacam-se os alertas de colisão e pedestre (Collision and Pedestrian Warning) e a função City Braking, designada a avisar o motorista quando um ciclista é detectado pelos sensores. O conjunto de tecnologias inclui também o assistente de condução profissional (Driving Assistant Professional), que tem como principal função auxiliar o motorista a manter o veículo na faixa de rolagem. Já o novo BMW Head-up Display conta uma área maior de projeção, novos gráficos e exibição de conteúdo adicional. E, ao parar o veículo em uma vaga, o motorista tem à sua disposição o controle de distância de estacionamento (Park Distance Control) e a câmera traseira para realizar manobras. Neste momento, o assistente de estacionamento (Parking Assistant) assume a direção, acelerando, freando e mudando as marchas, com a ajuda da transmissão automática Steptronic. A gama de recursos inclui ainda o assistente de reversão (Reversing Assistant), capaz de voltar em marcha ré o percurso exato percorrido nos últimos 50 metros antes de estacionar o carro.

 

A sétima geração do BMW Série 3 contará com cinco opções distintas de motorização, sendo duas delas, a gasolina. A versão 330i, exibida neste salão, traz sob o capô uma unidade de quatro cilindros, com 258 cavalos de potência.  

 

Em termos de design, o novo BMW Série 3 se distingue por sua personalidade vanguardista e dinâmica. Na parte frontal, destacam-se o conjunto óptico renovado, com destaque para o novo recorte dos faróis, e a grade em formato de duplo rim, a identidade visual da BMW, que ostenta aparência tridimensional. Nas laterais, o desenho dinâmico do sedã é ressaltado pelos vincos marcantes e que lhe conferem uma aparência atlética. Também chamam a atenção, as molduras da área envidraçada e a coluna C, com o design Hofmeister, outra característica tradicional dos automóveis BMW. Na traseira, dominam as linhas horizontalizadas e as lanternas com luzes de LED, elegantemente escurecidas.

 

A nova geração do BMW Série 3 mede 4,709 metros de comprimento e é 85 milímetros mais longa que a anterior. A largura tem 1,827 m (16 mm mais larga, e 1,442 m de altura (1 mm mais alta) e a distância entre eixos, por sua vez, mede 2,851 m – é 41 mm maior que a do sedã antecessor, o que se traduz em mais espaço interno. Já a presença de bitolas mais largas tem influência direta e positiva no comportamento dinâmico e na agilidade do veículo. O novo porta-malas, de 480 litros, possui maior capacidade de carga. A nova diretriz de design do sedã também pode ser percebida por meio da configuração dos elementos internos. A nova disposição dos mostradores do moderno painel de instrumentos, a posição mais elevada do console central e o design do conjunto formado pela iluminação, pelo cluster e pela guarnição dos painéis das portas favorecem à uma percepção de maior espaço, além de contribuir para uma aura mais esportiva.

 

O novo sedã possui baixo centro de gravidade e igual distribuição de peso entre os dois eixos (50:50), enquanto a rigidez estrutural da carroceria e o arranjo dos componentes da suspensão foram significativamente aprimorados. Ele também está 55 quilos mais leve que o seu antecessor, dependendo da versão e dos equipamentos embarcados, e a aerodinâmica otimizada contribuiu para a redução do coeficiente de arrasto para 0,23.

 

A qualidade premium do novo BMW Série 3 também pode ser lapidada graças a uma ampla variedade de elementos inovadores e de alta qualidade. O interior também pode vir com painel de instrumentos revestido com Sensatec ou couro; ar-condicionado com controle automático de três zonas de climatização, aquecimento auxiliar e carregamento sem fio (wireless) para smartphones. As características de conforto e estilo exclusivo do novo sedã também são ressaltadas pelo teto solar de vidro opcional, iluminação ambiente e sistema de som surround Harman Kardon.

 

O novo BMW X4: Esportividade e sofisticação em altas doses

A nova geração do BMW X4, que acaba de desembarcar no país vinda de Spartanburg, nos Estados Unidos, se destaca pela esportividade e pela sofisticação de seu design notável. Externamente, o SAC (Sport Activy Coupé, ou Cupê de Atividade Esportiva, em português) exalta uma imagem de extrema agilidade e robustez, graças às linhas e contornos marcantes que ressaltam a aparência atlética da carroceria. O design interno combina refinamento e dinamismo, uma vez que a cabine, a posição de dirigir e os comandos estão dispostos para oferecer ao motorista a melhor experiência ao volante, uma característica tradicional dos automóveis BMW. O novo BMW X4 cresceu em tamanho, se comparado à geração anterior. Ele está 8,1 centímetros mais comprido, 3,7 cm mais largo e com 5,4 cm a mais na distância do entre-eixos. Sob o capô da versão topo de linha M40i, exposta no estande da marca bávara, repousa um motor M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, de 2.998 cm³, capaz de entregar 360cv de potência e 500Nm de torque máximo. O conjunto inclui ainda transmissão automática esportiva, de oito marchas, e tração integral inteligente xDrive. Entre os vários dispositivos de assistência à condução embarcadas no veículo destacam-se o Driving Assistant Plus, que permite uma dirigibilidade inteligente em situações de trânsito lento ou longos deslocamentos; o Parking Assistant Plus, apto a proporcionar manobras de estacionamento seguras e precisas; Surround View, capaz de proporcionar visualização de todo o entorno do veículo; Display Multifuncional de 12,3 polegadas; BMW Head-up Display colorido, entre outros itens. O SAV premium médio está sendo disponibilizado em campanha de pré-venda, também na versão xDrive30i M Sport, dotado de motor de quatro cilindros em linha, de 1.998 cm³, 252cv e 350Nm de torque, e com preços a partir de R$ 334.950.

 

BMW Série 8 Coupé: Um novo capítulo no segmento de alto luxo

O novo BMW Série 8 Coupé acrescenta um novo capítulo à tradição de carros esportivos extraordinários da BMW e insere a marca premium bávara no segmento de alto luxo com um novo modelo absolutamente poderoso. Com lançamento no Brasil em 2019, trata-se de um carro de sonho que conta com um excelente desempenho, design altamente emocional, luxo em estado de arte e recursos excepcionalmente avançados em termos de tecnologias de comando e controles, assistência à condução e conectividade. A carroceria, o conjunto mecânico e a suspensão foram concebidos para assegurar agilidade e precisão supremas e um comportamento aguardado para um esportivo de primeira classe. Durante o seu processo de desenvolvimento, motores altamente potentes foram combinados com o sistema inteligente de tração integral inteligente BMW xDrive e a aplicação do conceito de design BMW EfficientLightweight. Destaque da BMW neste salão, a versão top de linha do esportivo M850i xDrive Coupé é impulsionada por um motor V8, a gasolina, desenvolvido recentemente e apto a entregar 530 cavalos de potência, entre 5.500 e 6.000 rpm, e torque máximo de 750Nm, de 1.800 a 4.600 rpm. A aceleração de 0 (zero) a 100 km/h é feita em 3,7 segundos e a velocidade máxima, limitada em 250 km. Este motor está conectado à uma versão aprimorada da transmissão esportiva Steptronic, de oito marchas. O design exterior do novo BMW Série 8 Coupé emana uma forma muito moderna de apelo esportivo, lindamente combinada com um ar de exclusividade, fascínio sensual e estilo emocionalmente vigoroso caracterizado por linhas elegantemente fluidas, carroceria baixa, capô alongado, janelas afuniladas, linhas de ombro ressaltadas, contornos do teto distintos em “bolha-dupla”, e janela traseira que se estende para a traseira. O modelo de produção, portanto atende a todas as expectativas geradas pela versão conceitual do esportivo. Sua aura única é o resultado de uma nova linguagem de estilo, focada na clareza, modernidade e caráter emocional. Com dimensões externas de comprimento 4,843 metros, 1,902 m de largura, 1,341 m de altura e uma distância entre eixos de 2,822 m, o cupê de duas portas adota uma posição extremamente poderosa em movimento. O porta-malas tem capacidade para 420 litros.

 

O novo BMW X5: Um pioneiro aprimorado com as mais recentes tecnologias

Quarta geração do BMW X5, o patriarca da família BMW X, estreia no Brasil em 2019 esbanjando sofisticação, esportividade, modernidade e robustez. Com mais de 2,2 milhões de unidades foram vendidas desde 1999, ano de seu surgimento, até o momento, o fundador do segmento Sports Activity Vehicle (SAV) acaba de abrir um novo marco na sua história de sucesso. Produzido em Spartanburg, nos EUA, o novo BMW X5 é significativamente maior que seu antecessor. O comprimento aumentou 36 milímetros, totalizando 4,922 metros; a largura, 66 mm, indo a 2,004 m; e a altura, 19 mm, saltando para 1.745 mm. A distância entre-eixos conta com 42 mm a mais, atingindo agora 2,975 m. Estas novas dimensões fornecem à nova geração do SAV não só uma aparência externa impressionante, mas um espaço interno invejável. Visto por fora, o novo BMW X5 adota uma linguagem de design robusta e clara, caracterizada por superfícies poderosamente esculpidas e linhas precisas. A ampla grade frontal cromada, em forma de duplo rim, as linhas de cintura e teto distintas e dinâmicas, e as lanternas horizontalizadas e de aspecto tridimensional estão entre os principais destaques do desenho exterior do veículo. O interior exalta uma aura elegante e moderna graças a materiais sofisticados, ao design harmonioso e um conceito inovador de ergonomia. E o vigor característico do BMW X5 também pode ser descrito pelo alto desempenho proporcionado por seu motor: um seis cilindros em linha, de 2.993 cm³, quadriturbo, movido a diesel, capaz de entregar 400cv de potência, a 4.400 rpm, e 760Nm de torque, entre 2.200 e 3.000 rpm. O conjunto motriz agrega ainda transmissão automática esportiva Steptronic, de oito marchas, e tração integral inteligente xDrive. Esta configuração garante aceleração de 0 (zero) e 100 km/h em 5,2 s e velocidade máxima de 250 km/h. A versão a ser oferecida no país, a X5 M50d, traz como principais itens de série o assistente de condução BMW Driving Assistant Professional, o assistente de estacionamento Parking Assistant Plus, com visibilidade do entorno Surround View, câmera de ré e sensores dianteiros e traseiro; reconhecimento por gestos BMW Gesture Control, faróis com tecnologia BMW Laserlight, sistema de som Surround Bowers & Wilkins, reconhecimento de pedestres BMW Night Vision, pacote M Performance, chave BMW Display Key e acabamento interno feito a mão em Glass Crafted Clarity, incluindo alavanca de câmbio com iluminação.

 

Ofensiva híbrida: BMW 530e M Sport e MINI Cooper S E Countryman ALL4

O Salão do Automóvel de São Paulo 2018 também foi escolhido pelo BMW Group para servir como plataforma de lançamento para seus novos veículos híbridos plug-in no Brasil: o BMW 530e M Sport e o MINI Cooper S E Countryman ALL4. Esta estratégia reforça o posicionamento da empresa como pioneira na antecipação de tendências e inovações tecnológicas no país, como fez ao disponibilizar, em 2011, o BMW Série 7 Active Hybrid, um dos primeiros veículos híbridos oferecidos no mercado nacional; o BMW i3, o primeiro compacto premium elétrico disponível para aquisição de clientes brasileiros pessoa física, e o esportivo-híbrido i8 Coupé, ambos lançados em 2014.

 

A variante híbrida plug-in do BMW Série 5, o sedã executivo mais vendido do mundo, faz sua estreia no Brasil colocando novas credenciais em evidência por aqui: a do sedã executivo mais inovador e tecnológico do mundo. Ele se distingue do Série 5 tradicional, a combustão, por vir equipado com o inovador sistema BMW eDrive, que integra um motor elétrico de última geração associado a um motor de quatro cilindros e 1.998 cm³, movido a gasolina, e apto a entregar 184cv, entre 5.000 e 6.500 rpm, e 290Nm de torque, de 1.350 a 4.250 rpm. A potência combinada é de 252cv, e o torque acumulado atinge 420Nm – 70Nm a mais que a versão à combustão. Com esta configuração, o sedã é capaz de acelerar de 0 (zero) a 100 km/h em 6,2 s e alcançar 235 km/h de velocidade máxima. Rodando no modo puramente elétrico, o BMW 530e tem autonomia de 46 quilômetros, sem necessidade de recarga. O BMW Série 5, o sedã executivo de maior sucesso no mundo, já pode ser adquirido nas concessionárias autorizadas BMW i no país, por meio de pré-venda, a partir de R$ 328.950. As unidades serão entregues no começo do próximo ano.

 

Já o MINI Cooper S E Countryman ALL4, o primeiro veículo híbrido plug-in da marca britânica produzido em escala, alça o tradicional ‘go-kart feeling’ a uma forma totalmente fascinante e sustentável, com baixo nível de emissões; além de oferecer agilidade esportiva e versatilidade em um patamar ainda mais surpreendente. Produzido em Born, na Holanda, este SAV agrega um sistema de tração integral eletrificada a um conjunto motriz composto por um motor elétrico, capaz de impulsionar as rodas traseiras; um motor a combustão de última geração, responsável por mover as rodas dianteiras; além de um sistema inteligente que faz o melhor uso entre as duas tecnologias, de acordo com o modo de condução e que proporciona uma autonomia estimada de aproximadamente 500 quilômetros. O motor elétrico, concebido seguindo o princípio de um sistema híbrido sincronizado, oferece potência de 88cv (65kw) e torque instantâneo de 165Nm, além de permitir que o veículo rode puramente elétrico por até 40 quilômetros de distância e alcançando velocidade de até 125 km/h, livre de emissões. Já o motor a combustão TwinPower Turbo, de três cilindros e 1.499 cm³, está apto a entregar 136cv (100kw) e 220Nm de torque, a partir de 1.250 rpm. No caso de uma aceleração mais intensa, o motor elétrico, atuando em conjunto com o motor a combustão, alcança uma potência total é de 224cv (165kw) e o torque de 385Nm proporcionando aceleração de 0 (zero) a 100 km/h em 6,8 segundos. Além da tecnologia do conjunto propulsor, o MINI Cooper S E Countryman ALL4 Plug-in Hybrid oferece uma vasta gama de equipamentos de série, como o MINI Connected, o MINI Concierge com atendimento 24 horas; Sistema de Navegação MINI com informação de trânsito em tempo real; Apple CarPlay; Head-up Display, sistema de som Hi Fi Harman/Kardon; Faróis Full LED direcionais; câmera de ré, entre outros itens. O MINI híbrido pode ser adquirido no país por meio de campanha de pré-venda, a partir de R$ 199.990, com entrega das primeiras unidades prevista para o próximo dia 26.

 

Para mais informações sobre a BMW acesse:

www.bmw.com.br

 

Para mais informações sobre a MINI acesse:

www.mini.com.br

 

Sobre o BMW Group

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2017, o BMW Group vendeu cerca de 2.463.500 milhões de automóveis e 164.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2017 foi de aproximadamente 10,65 bilhões de euros em receitas de 98,678 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2017, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 129.932 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

 

Comunicação Corporativa BMW Group Brasil 

João Veloso Jr. joao.veloso@bmw.com.br

Paula Cichini paula.cichini@bmw.com.br

Isabela Santos isabela.santos@bmw.com.br

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil 

Máquina Cohn & Wolfe

Marcelo Goto – marcelo.goto@maquinacohnwolfe.com 

(11) 5186-0618 / (11) 9.9402-8486

Michelle Castro – michelle.castro@maquinacohnwolfe.com

(47) 3016-1183 / (47) 9.9929-0518

Luiz Campos – luiz.campos@maquinacohnwolfe.com 

(11) 3147-7439 / (11) 9.9619-6969

Thiago Salles – thiago.salles@maquinacohnwolfe.com  
(11) 3147-7426/ (11) 9.7294-3190

Ricardo Marques – ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7442/ (11) 9.8224-4619

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

ANNUAL CONFERENCE 2024.

Munich. Here you can see the on demand webcast of the BMW Group Annual Conference 2024, with the world premiere of the next BMW vision vehicle on the "Road to Neue Klasse".

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login