Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

Conectado, flexível e autônomo: BMW Group expande o uso de tecnologias inovadoras na logística de produção

Empresa eleva uso de robôs, transporte autônomos e digitalização em fábricas

Corporativo
·
Sustentabilidade
·
Tecnologia
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

São Paulo, 30 de novembro de 2018 — O BMW Group investe cada vez mais em inovações nos campos da digitalização e na Indústria 4.0 na logística de produção. Isso vai assegurar à empresa que a sua rede de produção global permaneça recebendo as peças que precisa de forma pontual e segura no futuro. O foco será em iniciativas como robôs que atuam na logística, sistemas de transporte autônomos em fábricas e a digitalização de projetos dentro da cadeia de suprimentos de ponta-a-ponta. Os processos de logística poderão ser controlados pela equipe por meio de smartphones e tablets, assim como aplicativos de realidade virtual poderão ser usados para planejar uma viagem futura. Assim, várias inovações estão brotando de projetos pilotos que vêm sendo implementados na logística das fábricas do BMW Group ao redor do mundo.

 

Cerca de 1.800 fornecedores em mais de 4.000 localidades entregam mais de 31 milhões de peças por dia para 30 locais de produção do BMW Group em todo o mundo. A digitalização e as inovações ajudam a empresa a organizar a logística de forma mais flexível e eficiente. Ao mesmo tempo, quase 10.000 veículos que saem diariamente da linha de produção devem ser entregues a clientes em todo o mundo. A entrega conectada digitalmente, a chamada Distribuição Conectada, garante que essas rotas de transporte sejam mais transparentes.

 

Cadeia de suprimentos conectada: total transparência de dados na cadeia de suprimentos

 

A cadeia de suprimentos do BMW Group conta com uma rede de fornecimento global e cooperação estreita com inúmeros provedores de serviços de logística. O programa Connected Supply Chain (CSC) aumenta significativamente a transparência da cadeia de suprimentos. Ele atualiza os controladores de material e os especialistas em logística das fábricas sobre a localização e o prazo de entrega das mercadorias a cada 15 minutos. Essa transparência permite que eles respondam imediatamente caso os atrasos pareçam prováveis ​​e tomem as providências necessárias com antecedência para evitar custos extras.

 

Sistemas de transporte autônomo

 

Os sistemas de transporte autônomos, como trens de reboque ou robôs de transporte inteligentes, são cada vez mais usados ​​para transportar mercadorias dentro das linhas de produção.

 

Para permitir que trens de reboque sejam usados ​​para o sofisticado processo de fornecimento nas linhas de montagem, como parte de um projeto piloto, a fábrica do BMW Group em Dingolfing (Alemanha) desenvolveu um kit de automação que permite que os trens convencionais de qualquer marca já existente sejam atualizados para trens autônomos de tugger. As capacidades dos trens de rebocadores sem motoristas vão além da automação de soluções anteriores.

 

Outra tecnologia que também vem sendo testada é um relógio inteligente que auxilia a equipe de logística no processo de troca de contêineres, anunciando a aproximação dos trens de rebocadores por meio de um alarme de vibração. O funcionário também pode ler quais contêineres devem ser descarregados e enviar o trem do rebocador para o próximo destino tocando no visor.

 

O BMW Group também é pioneiro no uso de sistemas de transporte autônomos ao ar livre. Como parte de um projeto piloto, a empresa está usando, pela primeira vez, um robô autônomo de transporte externo em sua fábrica de Leipzig (Alemanha) para trazer caminhões articulados por conta própria. Uma plataforma móvel passa por baixo do veículo, conectando-o e o conduzindo pela planta. O chamado "auto caminhão” tem carga útil de até 30 toneladas, navega a laser, sem diretrizes ou marcações adicionais, através de áreas externas da fábrica. Sensores e câmeras oferecem uma visão panorâmica de 360 ​​°, garantindo a segurança. O enorme potencial deste sistema de transporte aparece na fábrica de Spartanburg (Estados Unidos), onde cerca de 1.200 de reboques ocorrem todos os dias.

 

Carregar e descarregar mercadorias: robôs assumem a árdua tarefa

 

Após a entrega na fábrica, as mercadorias são transportadas para a linha de montagem em recipientes e contêineres de vários tamanhos, empurrados por funcionários. Futuramente, estes serão auxiliados por robôs de logística especialmente desenvolvidos para esse fim. Quatro tipos diferentes de robôs, conhecidos como "Bots", estão sendo testados ou já foram integrados na produção em série. Os robôs leves assumem diferentes funções: podem pegar caixas plásticas na área de entrada de mercadorias e colocá-las em um sistema de transporte, descarregar trens de rebocadores e colocar caixas carregadas com mercadorias em uma prateleira, além de empilhar contêineres vazios antes de entrarem novamente em circulação. Usando inteligência artificial, os robôs podem detectar vários contêineres diferentes e determinar o ponto de pegada ideal.

 

Dispositivos inteligentes apoiam equipe digital de logística

 

Luvas com scanners e displays integrados, óculos inteligentes e smartwatches são cada vez mais usados para auxiliar a logística. A transição para a logística digital, com contêineres e prateleiras com etiquetas digitais, abre novas áreas de aplicação para dispositivos móveis. Os scanners de luvas leem o rótulo eletrônico e indicam o conteúdo exato em uma pequena tela que pode ser usada no braço.

 

Realidade virtual e inteligência artificial

 

O uso da realidade virtual já desempenha um papel importante no planejamento logístico. Em um ambiente virtual, os planejadores podem elaborar de forma rápida e eficiente áreas de logística e avaliar o espaço necessário. O planejamento é baseado em dados 3D representando as estruturas reais de uma sala de logística. Nos últimos anos, o BMW Group vem capturando suas fábricas em formato digital com precisão milimétrica, usando scanners 3D especiais e câmeras de alta resolução. Isso cria uma imagem tridimensional das estruturas, para que a gravação manual no local seja desnecessária. Ao planejar futuras áreas de logística, os especialistas do BMW Group agora podem combinar os dados existentes com uma "biblioteca" virtual de prateleiras, caixas de treliça, pequenas transportadoras de carga e cerca de 50 outros recursos operacionais amplamente utilizados.

 

Distribuição conectada

 

Transparência na entrega do veículo da fábrica para o showroom, assim como a entrega de peças para as fábricas: o transporte de veículos para a concessionária agora também é digitalmente rastreável. O antigo projeto piloto da Connected Distribution foi totalmente integrado à produção em série neste ano. O sistema usa a mesma Tecnologia da Informação incorporada aos veículos do BMW Group para rastrear a localização dos carros quando estes estiverem prontos para deixar a fábrica. O veículo transmite sua localização geográfica atual e status para o centro de logística por meio de uma conexão móvel toda vez que é desligado.

 

Foco na sustentabilidade: caminhões movidos a gás natural, eletricidade e hidrogênio vão reduzir as emissões de CO2.

 

A logística pode ajudar o BMW Group a atingir suas metas de sustentabilidade. O foco é a expansão permanente dos meios de transporte eficientes. Mais de 60% dos veículos novos deixam as linhas de montagem por ferrovias. No entanto, ainda é necessário usar caminhões em certas rotas logísticas de entrada e saída. Para reduzir as emissões nessas viagens, o BMW Group já está usando caminhões a gás natural e elétricos em cooperação com prestadores de serviços de logística. O objetivo é reduzir as emissões de CO2 dos caminhões em 40% até 2030 e estar completamente livre de emissões até 2050.

 

Para texto original em inglês, acesse:

https://www.press.bmwgroup.com/global/article/detail/T0287775EN/connected-flexible-autonomous:-bmw-group-expands-use-of-innovative-technologies-in-production-logistics?language=en

 

Para vídeos em alta resolução, acesse:

https://www.press.bmwgroup.com/global/video/detail/PF0006597/innovations-bmw-group-logistics

 

Para imagens em alta resolução, acesse:

https://www.press.bmwgroup.com/global/photo/compilation/T0287775EN/connected-flexible-autonomous:-bmw-group-expands-use-of-innovative-technologies-in-production-logistics

 

Para mais informações sobre a BMW, acesse:

www.bmw.com.br

 

Sobre o BMW Group

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2017, o BMW Group vendeu cerca de 2.463.500 milhões de automóveis e 164.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2017 foi de aproximadamente 10,65 bilhões de euros em receitas de 98,678 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2017, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 129.932 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

 

Comunicação Corporativa BMW Group Brasil 

João Veloso Jr. – joao.veloso@bmw.com.br

Paula Cichini – paula.cichini@bmw.com.br

Isabela Santos – isabela.santos@bmw.com.br

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil 

Máquina Cohn & Wolfe

Marcelo Goto – marcelo.goto@maquinacohnwolfe.com 

(11) 5186-0618 / (11) 9.9402-8486

Michelle Castro – michelle.castro@maquinacohnwolfe.com

(47) 3016-1183 / (47) 9.9929-0518

Luiz Campos – luiz.campos@maquinacohnwolfe.com 

(11) 3147-7439 / (11) 9.9619-6969

Thiago Salles – thiago.salles@maquinacohnwolfe.com  
(11) 3147-7426/ (11) 9.7294-3190

Ricardo Marques – ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7442/ (11) 9.8224-4619

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

AUTO CHINA 2024.

Beijing. 24/25 April 2024.

Here you can see the Webcasts of the BMW Group Night and Press Conference at the Auto China 2024; with the World Premieres of the new MINI Aceman and the new BMW i4.

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login