Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

MINI: a história do design cativante e revolucionário

Desde o MINI clássico em 1959, fabricante britânica é marcada por seu visual único e original.

 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

São Paulo, 13 de maio de 2019 – Há 60 anos, a MINI revolucionou a mobilidade urbana ao oferecer um veículo compacto por fora e gigante por dentro, com soluções inteligentes na cabine, baixo consumo de combustível, visual diferenciado e dirigibilidade esportiva. Desde então, os modelos da fabricante britânica evoluíram em termos de segurança e tecnologia, sem perder uma característica marcante desde o início das vendas, em 1959: o design único, original e carismático.

 

O pioneiro MINI clássico apresentou ao mundo um visual inovador, com faróis dianteiros e luzes auxiliares de neblinas circulares, separados por uma extensa grade trapezoidal. Os vincos no capô acompanhando o formato dos faróis, o para-brisas com caimento vertical e as portais laterais com desenho limpo e em vincos, arrematavam os fundamentos de um estilo único que perdura até os dias atuais.

 

Naturalmente, houve novas versões e carrocerias ao longo dos anos. Nascido de um esboço feito em um guardanapo de papel, o MINI clássico logo demostrou a dirigibilidade de um kart, mais tarde conhecida como "go-kart-feeling", e venceu diversas competições de corrida nos anos 1960 graças ao John Cooper, mecânico de carros de corrida cujo sobrenome viria a batizar doravante tanto os motores da fabricante quanto as suas versões mais potentes e com visual mais apimentado.

 

Em 1991, o primeiro MINI conversível surgiu baseado no modelo clássico, com estrutura reforçada e um subchassi integrado. Para-choques dianteiro e traseiro específicos para o modelo, arcos das rodas alargados e adereços nos frisos da soleira conferiram-lhe uma aparência exclusiva. O para-brisas vertical permitia que o motorista e os passageiros percebessem que estavam ao ar livre assim que o teto fosse recolhido. Eixos situados bem perto das extremidades da carroceria, grandes caixas de roda, linha de ombro elevada e vários elementos de design marcantes não deixavam dúvidas quanto às origens do conversível de quatro lugares. E graças à capota retrátil, de formas precisamente definidas, os contornos tradicionais de um legítimo MINI eram instantaneamente reconhecidos com o teto fechado.

 

Com o passar dos anos, os designers da MINI sempre buscaram novas soluções e desenhos criativos e inéditos. Com isso, uma série de modelos conceituais foram surgindo, alguns deles um tanto exóticos, como o MINI ACV 30 (1997), que chamava atenção pelos contornos salientes da carroceria, sobretudo na caixa de rodas; o MINI  XXL, um conceito que surgiu durante a Olimpíada de Atenas, ostentava seis metros de comprimento, tinha seis rodas e trazia até uma banheira de hidromassagem na traseira; e o MINI Beachcomber Concept (2009), um jipinho sem portas nem teto, que vinha com quatro assentos individuais e tração nas quatro rodas - o conceito foi mostrado no  Salão de Detroit de 2010.

 

Nos anos 2000, a montadora ampliou a sua linha de veículos com modelos que apresentavam carrocerias com dimensões então inéditas, porém sem perder o design clássico da MINI. É o caso do MINI Clubman (2007) e do MINI Countryman (2010).

 

Atualmente, a MINI segue como referência em termos de design. Ano passado, um veículo MINI Cooper S 3 portas foi criado por Oliver Heilmer, Head da MINI Design, e seu time para celebrar o casamento real, ocorrido na Inglaterra entre o Príncipe Harry, Duque de Sussex, e Meghan Markle, Duquesa de Sussex.  Uma série de detalhes exclusivos dedicados ao casal real garantiam ao modelo um visual único. O teto estilizado, por exemplo, trazia uma mistura das bandeiras do Reino Unido e Estados Unidos. Quando as portas dianteiras são abertas, por sua vez, um feixe de luz direcionado no chão projeta a frase "Just Married" (recém-casados). Após o evento, o modelo foi entregue à Associação de Crianças com HIV (CHIVA, na sigla em inglês) após ser leiloado no Festival da Velocidade de Goodwood.

 

Para mais informações sobre a MINI, acesse:

www.mini.com.br

 

Para imagens em alta resolução, acesse:

 

https://www.press.bmwgroup.com/global/photo/compilation/T0288570EN/with-traditional-sporting-spirit-and-british-flair:-the-mini-60-years-edition   (SET 4)

 

https://www.press.bmwgroup.com/brazil/photo/compilation/T0285820PT/mini-cabrio:-25-anos-de-história-para-chegar-ao-salão-de-sp

 

https://www.press.bmwgroup.com/brazil/article/detail/T0282530PT/os-carros-conceito-mais-marcantes-da-mini-%E2%80%93-parte-1

 

https://www.press.bmwgroup.com/brazil/article/detail/T0283028PT/mini-leiloa-carro-real-no-festival-da-velocidade-de-goodwood

 

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 30 instalações de produção e montagem em 14 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2018, o BMW Group vendeu cerca de 2.490.000 milhões de automóveis e 165.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2017 foi de aproximadamente 9,815 bilhões de euros com receitas de 97,480 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2018, o BMW Group tem uma força de trabalho de 134.682 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

 

 

Comunicação Corporativa BMW Group Brasil 

João Veloso Jr. – joao.veloso@bmw.com.br

Paula Cichini – paula.cichini@bmw.com.br

Isabela Santosisabela.santos@bmw.com.br

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil 

Máquina Cohn & Wolfe bmw@maquinacohnwolfe.com 

 

Marcelo Goto – marcelo.goto@maquinacohnwolfe.com 

(11) 3147-7477 / (11) 99402-8486

Luiz Campos – luiz.campos@maquinacohnwolfe.com 

(11) 5186-0618 / (11) 99619-6969

Thiago Salles – thiago.salles@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147 7426/ (11) 99475-0241

Ricardo Marques – ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7442/ (11) 98224-4619

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

ANNUAL CONFERENCE 2024.

Munich. Here you can see the on demand webcast of the BMW Group Annual Conference 2024, with the world premiere of the next BMW vision vehicle on the "Road to Neue Klasse".

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login