Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

Fábrica do BMW Group em Araquari amplia medidas de sustentabilidade

 Ações estimam uma redução anual no consumo de energia na ordem de 1.300 MWh – consumo próximo às 24.5 mil geladeiras eficiência nível A ligadas ininterruptamente em um mês.

Corporativo
·
Tecnologia
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

Downloads.

  
Photos(1x, ~1,45 MB)

São Paulo, 11 de maio de 2020 Desde a sua implantação, em 2014 a fábrica do BMW Group em Araquari (SC) desenvolveu diversos projetos na busca por atingir as metas de sustentabilidade estabelecidas globalmente pelo BMW Group para 2020, entre elas: redução em 45% nos consumos de energia e água e na geração de resíduo e solventes por veículo produzido, bem como uso exclusivo de fontes de energia elétrica renováveis.

 

Como resultados, a empresa elaborou projeto que compreende o aproveitamento do calor gerado da combustão dos compostos orgânicos voláteis nos processos que demandam aquecimento contínuo da etapa de pintura e estimam uma redução anual no consumo de energia na ordem de 1.300 MWh – consumo próximo ao de 24,5 mil geladeiras eficiência nível A ligadas ininterruptamente em um mês.  

 

A utilização de 100% de energia de fontes renováveis, ajustes em processos produtivos como a reutilização de efluentes e reuso de água para algumas operações são apenas alguns exemplos. O resultado é redução do consumo de água (em 39%) e de energia elétrica (em 26%) em cinco anos.

 

 

O sistema permite dividir informações técnicas e de boas práticas para a gestão sustentável de energia, garantindo que sejam aplicadas e difundidas em todas as unidades fabris.

 

Outra ação adotada pela fábrica foi o projeto de interligação de redes de ar comprimido. Com isso, as duas tecnologias que precisam da tecnologia compartilham a carga de ar comprimido de uma só máquina – e não mais duas -, o que já permitiu uma redução no consumo de energia anual da ordem de 150 MWh.

 

Muitas dessas ações podem ser reaproveitadas em diversos setores, como o Projeto turn-off. Com ele, além das questões de economia e meio ambiente, entra o fator de compartilhar a responsabilidade com os colaboradores. Isso porque alguns deles são responsáveis por, em sua área, verificar se a iluminação natural que entra pelo telhado translúcido é suficiente e, se for o caso, desligar a iluminação artificial nos galpões da carroceria.

 

A redução em 30% da iluminação de áreas externas ociosas, a instalação de sensores de presença para iluminação em banheiros e de luminárias em LED em áreas produtivas, administrativas e para iluminação externa foram outras implementações pensadas na busca pela eficiência energética.

 

 “Além de fabricar automóveis premium, com tecnologia e design premium, e o constante investimento em pesquisas para direção autônoma, o BMW Group tem outras formas de medir o seu sucesso. A sustentabilidade ecológica e social é um dos focos do seu pensamento estratégico de longo prazo e impacta diretamente nos processos e produtos”, explica Mathias Hofmann, diretor geral da fábrica do BMW Group em Araquari. “Já temos emissões de CO2 zeradas em nossa fábrica por meio de compensação com geração de energia eólica e seguiremos sempre intensificando as ações ambientais do BMW Group no Brasil”. 

 

Mesmo com tantos processos já implementados, novas ações que podem melhorar essa marca seguem sendo programados. Entre eles, o sistema de resfriamento de cabines de pintura e processo da pintura. Um investimento que deve reduzir o consumo em 791,4 MWh/por ano, o que equivale a 4% do gasto total de energia da planta, e um retorno em menos de 5 anos.

 

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, acesse:

www.bmw.com.br

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook (@BMWBrasil)

Youtube (@BMWTVBrasil)

Twitter (@BMWBrasil)

 

 

Sobre o BMW Group  

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2019, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 175.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício de 2019 foi de 7.118 bilhões de euros em receitas no valor de 104.210 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2019, o BMW Group contava com 126.016 funcionários.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, responsabilidade abrangente pelo produto e um claro compromisso com a conservação de recursos como parte integrante de sua estratégia.

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

ANNUAL CONFERENCE.

Munich. 17 and 18 March 2021.

Here you can see the live webcasts of the Annual Conference 2021 with the Media Day and the Analyst and Investor Day.

 

Open Streaming Page

Latest Facts & Figures.

Nova tabela de preços do BMW Group Brasil
05.11.2009
Finanças, Fatos, Números
Show all

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login