Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

Fábrica do BMW Group em Araquari amplia medidas de sustentabilidade

 Ações estimam uma redução anual no consumo de energia na ordem de 1.300 MWh – consumo próximo às 24.5 mil geladeiras eficiência nível A ligadas ininterruptamente em um mês.

Corporativo
·
Tecnologia
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

São Paulo, 11 de maio de 2020 Desde a sua implantação, em 2014 a fábrica do BMW Group em Araquari (SC) desenvolveu diversos projetos na busca por atingir as metas de sustentabilidade estabelecidas globalmente pelo BMW Group para 2020, entre elas: redução em 45% nos consumos de energia e água e na geração de resíduo e solventes por veículo produzido, bem como uso exclusivo de fontes de energia elétrica renováveis.

 

Como resultados, a empresa elaborou projeto que compreende o aproveitamento do calor gerado da combustão dos compostos orgânicos voláteis nos processos que demandam aquecimento contínuo da etapa de pintura e estimam uma redução anual no consumo de energia na ordem de 1.300 MWh – consumo próximo ao de 24,5 mil geladeiras eficiência nível A ligadas ininterruptamente em um mês.  

 

A utilização de 100% de energia de fontes renováveis, ajustes em processos produtivos como a reutilização de efluentes e reuso de água para algumas operações são apenas alguns exemplos. O resultado é redução do consumo de água (em 39%) e de energia elétrica (em 26%) em cinco anos.

 

 

O sistema permite dividir informações técnicas e de boas práticas para a gestão sustentável de energia, garantindo que sejam aplicadas e difundidas em todas as unidades fabris.

 

Outra ação adotada pela fábrica foi o projeto de interligação de redes de ar comprimido. Com isso, as duas tecnologias que precisam da tecnologia compartilham a carga de ar comprimido de uma só máquina – e não mais duas -, o que já permitiu uma redução no consumo de energia anual da ordem de 150 MWh.

 

Muitas dessas ações podem ser reaproveitadas em diversos setores, como o Projeto turn-off. Com ele, além das questões de economia e meio ambiente, entra o fator de compartilhar a responsabilidade com os colaboradores. Isso porque alguns deles são responsáveis por, em sua área, verificar se a iluminação natural que entra pelo telhado translúcido é suficiente e, se for o caso, desligar a iluminação artificial nos galpões da carroceria.

 

A redução em 30% da iluminação de áreas externas ociosas, a instalação de sensores de presença para iluminação em banheiros e de luminárias em LED em áreas produtivas, administrativas e para iluminação externa foram outras implementações pensadas na busca pela eficiência energética.

 

 “Além de fabricar automóveis premium, com tecnologia e design premium, e o constante investimento em pesquisas para direção autônoma, o BMW Group tem outras formas de medir o seu sucesso. A sustentabilidade ecológica e social é um dos focos do seu pensamento estratégico de longo prazo e impacta diretamente nos processos e produtos”, explica Mathias Hofmann, diretor geral da fábrica do BMW Group em Araquari. “Já temos emissões de CO2 zeradas em nossa fábrica por meio de compensação com geração de energia eólica e seguiremos sempre intensificando as ações ambientais do BMW Group no Brasil”. 

 

Mesmo com tantos processos já implementados, novas ações que podem melhorar essa marca seguem sendo programados. Entre eles, o sistema de resfriamento de cabines de pintura e processo da pintura. Um investimento que deve reduzir o consumo em 791,4 MWh/por ano, o que equivale a 4% do gasto total de energia da planta, e um retorno em menos de 5 anos.

 

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, acesse:

www.bmw.com.br

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook (@BMWBrasil)

Youtube (@BMWTVBrasil)

Twitter (@BMWBrasil)

 

 

Sobre o BMW Group  

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante premium de automóveis e motocicletas do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2019, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 175.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício de 2019 foi de 7.118 bilhões de euros em receitas no valor de 104.210 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2019, o BMW Group contava com 126.016 funcionários.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, responsabilidade abrangente pelo produto e um claro compromisso com a conservação de recursos como parte integrante de sua estratégia.

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

AUTO CHINA 2024.

Beijing. 24./25. April 2024.

Here you can see the Webcasts of the BMW Group Night and Press Conference at the Auto China 2024.

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login