Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

BMW Group usa realidade aumentada na criação de protótipos

Realidade aumentada economiza até um ano na validação de novos modelos; Processos de montagem podem ser verificados antecipadamente e ajustados para a produção em série.

Tecnologia
·
Sistemas de Motorização Alternativos, Mobilidade do Futuro
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

Downloads.

  
Photos(1x, ~5,06 MB)

São Paulo, 18 de setembro de 2020 O BMW Group está usando uma nova ferramenta de realidade aumentada (RA) no desenvolvimento de novos conceitos e protótipos, acelerando o processo de criação em até doze meses. Os óculos de realidade aumentada permitem que geometrias reais - na carroceria de um veículo, por exemplo - sejam sobrepostas a modelos 3D holográficos em escala, de modo que uma variedade de conceitos e processos de montagem para novos veículos possam ser avaliados de maneira flexível e econômica.

 

Michael Schneider, Head de Veículos Completos na Planta-piloto, afirma: “Os óculos de realidade aumentada e os desenhos assistidos por computador (CAD) nos permitem descobrir muito mais rapidamente se o colaborador na linha de produção será capaz de ajustar o componente adequadamente, quando chegar o momento da produção em série. Deste modo, precisamos de muito menos testes”. Christoph Leibetseder, Head de Digitalização, Protótipos e Novas Tecnologias, acrescenta: “Outra vantagem importante é que isso nos economiza tempo e recursos quando integramos novos veículos à produção”.

 

Conceitos visualizados em 3D

Os veículos e seus componentes são visualizados em uma plataforma vinculada ao sistema de gerenciamento de dados de produtos do BMW Group. Os arquivos CAD dos respectivos componentes são transferidos do banco de dados para os óculos de realidade aumentada, para que então os especialistas da BMW possam utilizá-los para reproduzir dados em 3D em seu tamanho original e em um ambiente realista. O aplicativo é controlado manualmente, permitindo a interação direta com os componentes virtuais.

 

Por intermédio do aplicativo, um simples movimento da mão é suficiente para modificar não apenas o tamanho, mas também a posição e o ângulo dos componentes. Além disso, seções transversais podem ser criadas para fornecer uma visão das estruturas internas do veículo. Outra vantagem é o trabalho colaborativo: pessoas em diferentes locais ao redor do mundo agora podem empregar o modo multiusuário para formar equipes e revisar projetos e conceitos juntos e identificar eventuais erros.

 

Colaboração com startup e organização de pesquisa

Como parte desse projeto, o BMW Group está trabalhando com uma startup com sede em Munique e uma organização de pesquisa. O trabalho de desenvolvimento e teste-piloto do primeiro aplicativo de realidade aumentada começou há um ano na Planta-piloto de veículos do BMW Group em Munique. O desenvolvimento de pesquisa e da metodologia concentra-se em visualizações baseadas em nuvem e reconhecimento de objetos inteligentes.

 

Centro de Competência do BMW Group

A Planta-piloto do BMW Group está localizada no Centro de Pesquisa e Inovação em Munique, com três outras instalações associadas ao norte da cidade, em Hallbergmoos, Oberschleissheim e Garching. Compreende uma área total de 100 mil m2 e abriga 850 colaboradores, que atuam em até seis projetos simultaneamente. Assim como as plantas em série, a Planta-piloto pode desenvolver tanto protótipos elétricos quanto movidos a combustão. Como interface entre o desenvolvimento e a produção, a Planta-piloto permite que produtos e processos de montagem sejam refinados até a transferência para as fábricas regulares onde são aplicados na produção em série. A Planta-piloto compreende uma oficina, bem como unidades de montagem, protótipo e construção de carros-conceito, além do Centro de Fabricação de Aditivos e um Centro de Excelência para impressão 3D.

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook (@BMWBrasil)

Youtube (@BMWTVBrasil)

Twitter (@BMWBrasil)

Tik Tok (@bmwdobrasil)

LinkedIn (@BMWGroupBrasil)

 

 

 

Sobre o BMW Group 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2019, o BMW Group vendeu cerca de 2.5 milhões de automóveis mais de 175.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2019 foi de aproximadamente 7,118 bilhões de euros com receitas de 104,210 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2019, o BMW Group tem uma força de trabalho de 126.016 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil 

Máquina Cohn & Wolfe bmw@maquinacohnwolfe.com 

Carollina Cavalaro - carollina.cavalaro@maquinacohnwolfe.com 

(11) 3147-7462 / (11) 95999-2766

Vitor Giglio – vitor.giglio@maquinacohnwolfe.com

(11) 9.8862-0338

Vânia Goersch – vania.goersch@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7462/ (11) 9.4616-2914

Ricardo Marques – ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7442/ (11) 9.8224-4619

Fernanda Luttke – fernanda.luttke@maquinacohnwolfe.com

(47) 3116-1183

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

FIZ FUTURE OPENING

25.09.2020. Here you can see the on demand broadcast of the opening of FIZ Projekthaus Nord. 

Open Streaming Page

Latest Facts & Figures.

Nova tabela de preços do BMW Group Brasil
05.11.2009
Finanças, Fatos, Números
Show all

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login