Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

Piloto norte-irlandês Paddy Hopkirk relembra vitória a bordo de um Mini Cooper S no Rally de Monte Carlo de 1964

Herança
·
Herança Marca MINI
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

Downloads.

  
Photos(1x, 6,7 MB)

São Paulo, 30 de setembro de 2020 – O Rally de Monte Carlo de 1964 transformou o Mini clássico em um ícone do automobilismo e o norte-irlandês Paddy Hopkirk no mais ilustre dentre os pilotos de todo o Reino Unido até então. O estilo típico de condução da marca, o “go kart feeling”, continua sendo uma paixão para o piloto, hoje, aos 87 anos. E ele continua a saborear o desafio de estradas sinuosas.

 

Em 1964, o Rally de Monte Carlo era uma verdadeira aventura para todos os pilotos e o espetáculo foi transmitido ao vivo pela televisão. Foi nessa época que os fabricantes de automóveis de todo o mundo descobriram as competições como o palco perfeito para apresentar seus modelos. Consequentemente, veículos de diferentes classes e desempenho competiam uns contra os outros. “O Mini era um automóvel muito avançado. Sua tração dianteira e o motor transversal na frente apresentavam vantagens significativas, assim como o fato de que o carro era pequeno, já que as estradas tinham muitas curvas e eram estreitas”, explica.

 

No Rally de Monte Carlo, durante o inverno de 1964, Hopkirk e seu copiloto inglês Harry Liddon partiram de Minsk (Bielorrússia). Naquela época a prova partia de nove distintas cidades europeias simultaneamente. Hopkirk se destacou desde o início e um duelo rapidamente se materializou entre ele e seu Mini Cooper S com o piloto sueco Bo Ljungfeldt e um Ford Falcon do outro lado. Uma etapa deste duelo ocorreu no Col de Turini e se tornou fundamental para o resultado final da competição. No dia anterior, havia ocorrido uma grande nevasca e isso reduziu significativamente a velocidade dos veículos mais potentes e pesados. No entanto, este não foi o caso para o pequeno desafiante.

 

Na linha de chegada demorou um pouco para que todos os tempos fossem comparados e todos os pontos somados. No entanto, finalmente foi estabelecida a primeira vitória geral alcançada pelo Mini clássico no Rally de Monte Carlo. O MINI clássico se tornou uma lenda do esporte motorizado e Paddy Hopkirk ganhou fama como o piloto de rally mais ilustre do Reino Unido.

 

O MINI Cooper S continuou a dominar o Rally de Monte Carlo nos anos seguintes. Os companheiros de equipe finlandeses de Hopkirk, Timo Mäkinen e Rauno Aaltonen (que haviam conquistado as posições quatro e sete em 1964), conseguiram levar o Mini Cooper S ao segundo e terceiro lugares na classificação geral em 1965 e 1967, respectivamente. Os fãs do Rally chamaram o trio de “Os Três Mosqueteiros”. Em 2010, todos foram recebidos como os primeiros membros do “Rally Hall of Fame” finlandês.

 

Em 1967, Hopkirk conquistou o sexto lugar na classificação geral e no ano seguinte foi reconhecido também como um bom esportista e cavalheiro na Maratona Londres-Sydney quando ele e seu copiloto, Tony Nash, pararam o Austin, que estava na liderança, para resgatar uma equipe de seu carro em chamas, resultado de um grave acidente. No início da década de 1970, Paddy Hopkirk aposentou-se do rali profissional e construiu uma carreira importando automóveis para sua terra natal, a Irlanda do Norte, e vendendo acessórios com a marca que leva seu nome. Ele também esteve envolvido no relançamento da marca MINI como consultor do BMW Group. O veterano piloto participa de uma série de atividades honorárias até os dias de hoje.

 

Para acessar o texto original (em inglês) e imagens em alta resolução:

https://www.press.bmwgroup.com/global/article/detail/T0316106EN/paddy-hopkirk-gentleman-legend-in-the-classic-mini-and-fifth-beatle

 

Para mais informações sobre a MINI do Brasil, acesse:

www.mini.com.br

Acompanhe a MINI do Brasil nas redes sociais:

Instagram (@minibrasil)

Facebook (@MINI.brasil)

Youtube (@MINIBrasil)

Twitter (@MINI_br)

 

Sobre o BMW Group 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2019, o BMW Group vendeu cerca de 2.5 milhões de automóveis mais de 175.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2019 foi de aproximadamente 7,118 bilhões de euros com receitas de 104,210 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2019, o BMW Group tem uma força de trabalho de 126.016 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil 

Máquina Cohn & Wolfe – bmw@maquinacohnwolfe.com  

Vitor Giglio – vitor.giglio@maquinacohnwolfe.com

(11) 11 98862-0338

Fernanda Luttke – fernanda.luttke@maquinacohnwolfe.com

(47) 3116-1183

Vânia Goersch – vania.goersch@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7462/ (11) 9.4616-2914

Ricardo Marques – ricardo.marques@maquinacohnwolfe.com

(11) 3147-7442/ (11) 9.8224-4619

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

FIZ FUTURE OPENING

25.09.2020. Here you can see the on demand broadcast of the opening of FIZ Projekthaus Nord. 

Open Streaming Page

Latest Facts & Figures.

Nova tabela de preços do BMW Group Brasil
05.11.2009
Finanças, Fatos, Números
Show all

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login