Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

BMW Group Brasil implementa projeto para reinserir resíduos de PVC na produção

Reaproveitar resíduos de selante PVC como matéria prima inseri-los novamente na cadeia de criação de valor é o objetivo do Seal the Deal, mais um projeto da fábrica do BMW Group em Araquari.

Ambiente
·
Tecnologia
·
Corporativo
·
Sociedade
·
Sustentabilidade
·
Produção, Reciclagem
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

São Paulo, 27 de janeiro de 2021  Com uma estratégia global com a sustentabilidade no centro de seus negócios, o BMW Group Brasil redesenha mais um processo interno em sua fábrica de carros em Araquari (SC) e implementa o projeto realizado com empresas parceiras consumidoras de pasta de PVC, incentivando a economia circular e as práticas sustentáveis com parceiros locais.

 

O selante de PCV é usado diariamente no processo de pintura dos carros produzidos na fábrica do BMW Group em Araquari e as sobras da substância durante o procedimento são inevitáveis - excedentes do processo gerados, por exemplo, em ações de manutenção dos equipamentos. Mas, apesar desses resíduos já terem a destinação adequada e sustentável - envio para blendagem e coprocessamento - o desafio foi criar oportunidades de economia circular e reinseri-los na produção. Esse é o Seal the Deal.

 

Essas sobras do selante de PVC são separadas de maneira estratégica e com cuidados específicos para garantir a sua qualidade e potencial de reuso. Depois disso, o material é destinado a empresas parceiras locais que utilizam o selante como matéria prima em seu processo produtivo.

 

O material pode ser usado para fazer diversos produtos como tapetes, carpetes, solas de sapato, cones de trânsito e até barracas para acampamento. Com a implantação deste conceito de expansão do ciclo de vida do selante o Seal the Deal tem o potencial global de impedir a emissão de mais de 2500 toneladas de gás carbônico em um ano e ainda evitar o consumo de 15 milhões de litros de água, referente ao material que seria adquirido de outra forma por empresas que usam o PVC como matéria prima.

 

O Seal the Deal é um dos vencedores de um desafio mundial que buscava iniciativas de inovação e teve o apoio do Accelerator Program do BMW Group, um programa de 12 semanas que tem como objetivo acelerar as ideias em um curto período.

 

Sustentabilidade no BMW Group Brasil

A responsabilidade social e ambiental está presente no dia a dia da companhia. Além do Seal the Deal, a fábrica em Araquari já conta com a utilização de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo a redução das emissões de CO₂ em suas atividades – o que rendeu a certificação I-REC, um instrumento de compensação do consumo de energia elétrica proveniente de fontes que emitem CO₂ na atmosfera.

 

Mas a meta do BMW Group no mundo é reduzir ainda mais. Dentre os objetivos - que devem ser alcançados até 2030 - estão reduzir em 20% a emissão de CO₂ por veículo na cadeia produtiva, em 80% na produção, por veículo, e em 40% na fase de uso, também por veículo.

 

No Upcycle Element, outro projeto idealizado pelos próprios funcionários da fábrica de Araquari, excedentes da produção como retalhos, uniformes usados e acessórios, são encaminhados a um grupo de mulheres artesãs da comunidade local que transformam os resíduos em bolsas, nécessaires e mochilas, gerando oportunidade de renda.

 

De 2014 até hoje, o BMW Group realizou ajustes nos sistemas produtivos de suas fábricas em Araquari e Manaus (AM) e implantou o reuso da água em alguns processos, medida que provocou uma redução de 39% da água na produção.

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, acesse: www.bmw.com.br.

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook (@BMWBrasil)

Youtube (@BMWTVBrasil)

Twitter (@BMWBrasil)

Tik Tok (@bmwdobrasil)

LinkedIn (@BMWGroupBrasil)

 

Sobre o BMW Group 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2020, o BMW Group vendeu cerca de 2.3 milhões de automóveis mais de 169.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2019 foi de aproximadamente 7,118 bilhões de euros com receitas de 104,210 bilhões de euros. Desde 31 de dezembro de 2019, o BMW Group tem uma força de trabalho de 126.016 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil 

JeffreyGroup grupobmw@jeffreygroup.com

Fábio Lopes – flopes@jeffreygroup.com

(11) 9.8136-8644

Fernanda Alvares – falvares@jeffreygroup.com

(11) 9.8617-9956

Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com

(11) 9.8723-9590

Fernanda Luttke – fluttke@jeffreygroup.com

(47) 3116-1183

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

AUTO CHINA 2024.

Beijing. 24/25 April 2024.

Here you can see the Webcasts of the BMW Group Night and Press Conference at the Auto China 2024.

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login