Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

BMW Group Brasil, Energy Source e WEG ampliam parceria para mobilidade elétrica sustentável no Brasil

Projeto permite carregamento rápido com energia livre de CO2 e proporciona uma segunda vida às baterias do BMW i3 usadas. Novo sistema de recarga em corrente contínua é quatro vezes mais rápido quando comparado com a recarga convencional em corrente alternada.

I01
·
Tecnologia
·
BMW i
·
BMW i3
·
Produção, Reciclagem
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

São Paulo, 7 de abril de 2022 – O Brasil terá ao menos 50% do mercado premium automotivo com propulsão elétrica no final da década, e a infraestrutura segue sendo desenvolvida para apoiar o futuro aumento de demanda de forma sustentável. Após os resultados obtidos no protótipo de carga de veículos elétricos utilizando baterias usadas conectadas a painéis solares, uma nova parceria entre Energy Source, WEG e BMW Group Brasil foi firmada para o desenvolvimento de uma estação de recarga mais inovadora e inédita no mercado brasileiro: utilizando 18 módulos de painéis solares instalados na cobertura de uma garagem (Solar Carport) e 24 módulos de baterias usadas do BMW i3, modelo pioneiro da mobilidade elétrica no país, o sistema agora permite recarga rápida para veículos elétricos. Por isso o título dado ao programa: “Back to life to take you further and faster” (“De volta à vida para levá-lo além e mais rápido”, em português). A novidade é um protótipo em testes ainda sem previsão de lançamento comercial e que foi instalado na fábrica do BMW Group Brasil em Araquari, SC.

 

A Energy Source aplicou um algoritmo que otimiza a seleção correta dos módulos das baterias usadas dos veículos elétricos. O algoritmo analisa e seleciona os módulos aptos a serem enviados para o processo de reuso “Second Life”, permitindo assim prolongar a vida útil destes em até dez anos. O banco de energia “Power Bank” da Energy Source armazena e monitora o estado dos módulos de baterias e está conectado a um gerenciador de energias WEG, que abastece uma estação de recarga rápida de 60kW, modelo WEMOB Station.

 

Além disso, o gerenciador de energias WEG conecta 18 painéis solares e a rede elétrica ao banco de baterias, possibilitando o abastecimento do Power Bank 24 horas por dia e 7 dias por semana. Quando o banco de baterias está 100% abastecido, o excedente energético dos painéis solares é devolvido à rede elétrica visando, além de compensar, gerar créditos de Carbono (CO2).

 

“Para nós, da Energy Source, fazer parte de um projeto tão arrojado em parceria com a WEG e o BMW Group Brasil é muito gratificante, nos permitindo disponibilizar todo o nosso know-how e demonstrar ao mercado nacional e internacional a excelência das baterias de segundo uso por nós desenvolvidas, além da infinita gama de possibilidades de aplicação”, comenta David Noronha, CEO da Energy Source.

 

“Este projeto promove o conceito do sol para a roda (Sun to Wheel) para recarga rápida 100% sustentável dos veículos elétricos. Com tecnologia nacional, estamos desenvolvendo a infraestrutura necessária para suportar a mobilidade elétrica no Brasil”, explica Manfred Peter Johann, Diretor Superintendente da WEG Automação.

 

“O futuro da mobilidade premium é sustentável e o BMW Group Brasil apoia o desenvolvimento nacional de novas tecnologias que irão permitir que veículos elétricos sejam cada vez mais uma realidade global”, afirma Vivaldo Chaves, Diretor de Operações do BMW Group Brasil. “Já este ano, teremos cinco modelos totalmente elétricos sendo vendidos no país (BMW i3, MINI S E, já à venda, BMW iX, em fase de pré-venda, e o iX3 e i4, com lançamento até o final do ano) e acreditamos que o Brasil possui excelentes profissionais para liderar a transformação da indústria da mobilidade na região”, complementa o executivo.

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook (@BMWBrasil)

Youtube (@BMWTVBrasil)

Twitter (@BMWBrasil)

Tik Tok (@bmwdobrasil)

LinkedIn (@BMWGroupBrasil)

 

Sobre a Energy Source

 

A Energy Source nasceu em 2016, na cidade de São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Considerada uma Startup e Scale-Up, ela é a única empresa no mundo a realizar tanto a reciclagem como o reuso das baterias de íon-lítio. Sua proposta de trazer para o mercado global uma nova perspectiva para essas baterias, por meio do processo second-life, tem se mostrado muito promissor. Investindo constantemente em tecnologia, expandindo seu parque industrial e desenvolvendo novas metodologias, a Energy trilha com sucesso o caminho da inovação, identificando soluções para o armazenamento de energia limpa e renovável, promovendo a sustentabilidade e reduzindo significativamente a emissão de CO2. Estes são alguns dos diferenciais que têm garantido diversas parcerias estratégicas com empresas que desejam maximizar o ciclo de vida de seus produtos.

 

Sobre a WEG

 

Fundada em 1961, a WEG é uma empresa global de equipamentos eletroeletrônicos, atuando principalmente no setor de bens de capital com soluções em máquinas elétricas, automação e tintas, para diversos setores, incluindo infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, petróleo e gás, mineração, entre muitos outros. A WEG se destaca em inovação pelo desenvolvimento constante de soluções para atender as grandes tendências voltadas a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 37 mil colaboradores distribuídos pelo mundo. Em 2021 a WEG atingiu faturamento líquido de R$23.6 bilhões, destes 54% proveniente das vendas realizadas fora do Brasil.

 

Sobre o BMW Group

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2021 foi de 16,1 bilhões de Euros com receitas no valor de 111,2 bilhões de Euros. Em 31 de dezembro de 2021, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 118.909 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

JeffreyGroup – grupobmw@jeffreygroup.com

 

Fabio Perrotta Jr.  –  fperrotta@jeffreygroup.com

(21) 9.9997-9113

Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com 

(11) 9.8723-9590

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

ANNUAL CONFERENCE 2024.

Munich. Here you can see the on demand webcast of the BMW Group Annual Conference 2024, with the world premiere of the next BMW vision vehicle on the "Road to Neue Klasse".

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login