Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

CES 2023: BMW une o mundo real e o virtual no conceito BMW i Vision Dee em Las Vegas

 Novo Head-Up Display exibe dados em todo o vidro dianteiro, antecipando a “NEUE KLASSE” a partir de 2025  Tecnologia inovadora E Ink, que altera o visual externo do veículo, agora pode ter até 32 cores

BMW i
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

bmw i, vision, dee, bmw i vision dee, futuro, digital, head-up display, neue klasse, e ink

São Paulo, 05 de janeiro de 2023 – O BMW Group está compartilhando sua visão da futura experiência digital, dentro e fora do veículo, no Consumer Electronics Show (CES) 2023, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. O BMW i Vision Dee é um futurístico sedã médio, em uma linguagem de design minimalista. O nome "Dee" significa Digital Emotional Experience (Experiência Emocional Digital) — e esse é precisamente o seu objetivo: criar um vínculo ainda mais forte entre as pessoas e seus carros. As futuras funções digitais irão muito além do nível de controle de voz e sistemas de assistência ao motorista, com os quais estamos familiarizados atualmente. Outra futura novidade fica para as exibições de informação no para-brisa, através do Head-Up Display. O novo BMW Head-Up Display se estende por toda a largura do para-brisa, proporcionando um vislumbre da próxima geração de veículos. A partir de 2025, esta inovação estará disponível nos modelos da NEUE KLASSE. E não para por aí: a impressionante tecnologia E Ink, que estreou na CES de 2022 e impressionou o público com a capacidade de mudar a cor do BMW iX Flow entre branco e preto, foi aperfeiçoada e agora tem a possibilidade de mudar o visual do carro com até 32 cores diferentes.

 

"Com o BMW i Vision Dee, mostramos o que é possível quando hardware e software se fundem. Dessa forma, somos capazes de explorar todo o potencial da digitalização para transformar o carro em um companheiro inteligente. Esse é o futuro para os fabricantes de automóveis — e, também, para a BMW: a fusão da experiência virtual com o genuíno prazer de dirigir", afirma Oliver Zipse, Presidente do Conselho de Administração da BMW AG. "Ao mesmo tempo, o BMW i Vision Dee é mais um passo no caminho para a NEUE KLASSE. Com essa visão, estamos olhando para o futuro e destacando a tremenda importância da digitalização para nossas próximas gerações de produtos", completa o executivo.

 

BMW Mixed Reality Slider: no mundo virtual em cinco níveis

O BMW Mixed Reality Slider, em combinação com o Head-Up Display avançado, é o destaque digital e o controle operacional central do BMW i Vision Dee. Usando sensores no painel de instrumentos, o motorista pode decidir por si a quantidade de conteúdo digital que deseja ver no Head-Up Display. A seleção de cinco níveis varia de analógico a informações relacionadas à direção, ao conteúdo do sistema de comunicação e à projeção de realidade aumentada, até a entrada no metaverso. A realidade mista pode ser experimentada no BMW i Vision Dee de uma forma imersiva que envolve diferentes sentidos, sem a necessidade de ferramentas adicionais e criando uma dimensão de prazer de dirigir para o usuário.

 

BMW Head-Up Display avançado: nos carros NEUE KLASSE a partir de 2025

O BMW Group é conhecido no setor automotivo como pioneiro do Head-Up Display e refinou sistematicamente essa tecnologia nas últimas duas décadas. No BMW i Vision Dee, esse sistema ganha uma nova proporção e atua como uma espécie de realidade virtual, projetando as informações em todo o para-brisa. Desta forma, o Head-Up Display atua como uma tela e demonstra o enorme potencial da tecnologia de projeção que será utilizada no futuro para o conceito de exibição e operação de informações sobre o veículo. A versão de produção padrão do BMW Head-up Display que se estende por toda a largura do para-brisa será usada nos modelos do NEUE KLASSE a partir de 2025.

 

Cenário de boas-vindas com ícones de voz e ‘phygital’

A experiência digital está em outro patamar no BMW i Vision Dee e já começa fora do veículo, com um cenário de boas-vindas personalizado que combina elementos gráficos, efeitos de luz e som. A linguagem natural serve como a forma mais simples e intuitiva de interação, permitindo o perfeito entendimento entre o ser humano e seus veículos. Os faróis e a grade BMW fechada também formam um ícone ‘phygital’ (fusão de físico e digital), comum em uma superfície uniforme, permitindo que o veículo produza diferentes expressões faciais. Isso significa que o BMW i Vision Dee pode falar com as pessoas e, ao mesmo tempo, expressar variações de humor, como alegria, espanto ou aprovação, visualmente. O BMW i Vision Dee também pode projetar uma imagem do avatar do motorista na janela lateral para personalizar ainda mais o cenário de boas-vindas.

 

Mágica completa: estreia mundial da tecnologia E Ink colorida

Após a estreia espetacular do BMW iX Flow com E Ink na CES 2022, o BMW Group está revelando uma versão colorida da tecnologia E Ink no BMW i Vision Dee. O BMW i Vision Dee, em vez de somente alternar entre preto e branco, apresenta agora um exterior multicolorido, totalmente variável e configurável individualmente. Um filme ePaper do parceiro de cooperação do BMW Group, o E Ink é aplicado na carroceria para criar esta exibição mágica de cores, com até 32 podendo ser exibidas. A superfície da carroceria do BMW i Vision Dee é dividida em 240 segmentos E Ink, cada um controlado individualmente. Isso permite que uma variedade quase infinita de padrões seja gerada e variada em segundos. O processo de corte a laser usado para cortar os filmes e o design do controle eletrônico foram desenvolvidos em parceria com a E Ink. A adaptação desta tecnologia para superfícies curvas e a programação das animações foram desenvolvidas pelos engenheiros do BMW Group — possibilitando uma forma de customização única em todo o setor automotivo mundial.

 

Design discreto por dentro e por fora

O design do BMW i Vision Dee foi deliberadamente reduzido para focar a atenção na experiência digital e no DNA da marca BMW. O exterior é definido pelo design clássico do sedã de três volumes que forma o núcleo da marca BMW. Os elementos de design tradicionais, como a grade em forma de rim da BMW, os faróis duplos circulares e o contorno Hofmeister, foram reinventados, com ícones ‘phygital’ substituindo elementos analógicos. Isso dá ao BMW i Vision Dee seu próprio caráter digital, mas humano. No interior, a digitalização anda de mãos dadas com a redução do uso de materiais, controles operacionais e telas para garantir que nada distraia a experiência digital e a nova sensação de maior prazer de dirigir. O design não convencional do volante, com seu raio vertical central, cria pontos de contato que ganham vida diante de proximidade ou toque e pode ser operado movendo o polegar. Esses pontos de contato ‘phygital’ controlam a seleção do conteúdo projetado no para-brisa e, juntamente com o Head-Up Display, apoiam o princípio de "mãos no volante, olhos na estrada".

 

Outro marco para a NEUE KLASSE

O futuro do BMW Group é elétrico, circular e digital. O BMW i Vision Dee representa o aspecto digital deste trio e será outro marco no caminho para a próxima geração de veículos, o NEUE KLASSE. O BMW Group fornecerá mais informações e novidades do revolucionário conceito de veículo NEUE KLASSE ao longo de 2023.

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais: 

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook(@BMWBrasil)

Youtube(@BMWTVBrasil)

Twitter(@BMWBrasil)

Tik Tok (@bmwdobrasil)

LinkedIn (@BMWGroupBrasil)

 

Sobre o BMW Group

 

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2021 foi de 16,1 bilhões de Euros com receitas no valor de 111,2 bilhões de Euros. Em 31 de dezembro de 2021, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 118.909 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

JeffreyGroup – grupobmw@jeffreygroup.com

 

Fabio Perrotta Jr.  –  fperrotta@jeffreygroup.com

(21) 9.9997-9113

Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com 

(11) 9.8723-9590

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

ANNUAL CONFERENCE 2024.

Munich. Here you can see the on demand webcast of the BMW Group Annual Conference 2024, with the world premiere of the next BMW vision vehicle on the "Road to Neue Klasse".

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login