PressClub Brasil · Article.
"Dinamismo dentro de uma forma": artista de renome internacional Julie Mehretu irá criar o 20º BMW Art Car
29.06.2023 Informação à Imprensa
Press Contact.
Paula Cichini
BMW Group
Tel: +55-11-5186-0452
send an e-mail
Author.
Paula Cichini
BMW Group
- Carro de corrida BMW M Hybrid V8 servirá de tela para Mehretu
- Trabalho finalizado competirá em Le Mans 2024, dando continuidade ao legado de carros de arte BMW de corrida
- Mehretu junta-se a Alexander Calder, Andy Warhol e Jeff Koons como o 20º parceiro criativo da BMW desde 1975
São Paulo, 29 de junho de 2023 – A BMW anunciou hoje, no Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova Iorque, uma colaboração com a artista nova-iorquina de renome internacional, Julie Mehretu, para criar o 20º BMW Art Car. Mehretu foi escolhida por unanimidade por um júri internacional de diretores e curadores de museus, e terá total liberdade criativa para desenhar a próxima peça da lendária coleção de "esculturas rolantes" da BMW. A BMW irá inscrever o BMW M Hybrid V8 Art Car de Mehretu na corrida de 24 horas de Le Mans em junho de 2024. Isto dá continuidade a uma tradição de quase 50 anos que tem encantado não apenas os entusiastas do automobilismo, mas também todos os que se interessam por design ou artes, tecnologia e mobilidade. Desde 1975, artistas como Alexander Calder, Frank Stella, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Jenny Holzer, Jeff Koons, Cao Fei e John Baldessari têm criado carros de corrida para a BMW.
"Tenho amado carros a maior parte da minha vida, como brinquedos, como objetos, como possibilidades. É a partir desse espaço que estou realmente entusiasmada por estar trabalhando no próximo BMW Art Car, mais do que qualquer outra coisa", afirmou Julie Mehretu. "A emoção da velocidade, a corrida de 24 horas de Le Mans e o que é possível inventar em veículos híbridos e totalmente elétricos como futuros modos de jogo e de avançar para novos terrenos de transporte e automobilismo".
"A BMW Art Car Collection é um elemento central do nosso compromisso cultural global, que existe há mais de 50 anos", afirmou Ilka Horstmeier, Membro do Conselho de Administração da BMW AG, Diretora de Recursos Humanos, Instalações e Relações Trabalhistas, na apresentação em Nova Iorque. "A combinação de tecnologia e arte, de design e automobilismo desperta um fascínio atemporal. Admiro o trabalho de Julie Mehretu há muitos anos. Estou particularmente satisfeita por a nossa cooperação ter um impacto cultural duradouro para além do veículo que ela concebeu, especialmente na África."
Um conceito artístico além do carro: Série de workshops de mídia translocal em 2025
Existem poucos espaços no continente africano onde os artistas podem se reunir, trocar experiências e fazer experimentos que promovam a colaboração em contextos locais. Julie Mehretu e Mehret Mandefro, produtora indicada ao Emmy, escritora e cofundadora do Realness Institute, que visa fortalecer o ecossistema de mídia em toda a África, realizará uma série de reuniões em oito cidades africanas ao longo de nove meses para abrir espaço para artistas se encontrarem, trocarem e colaborarem de maneiras translocais. Esses workshops têm a intenção exclusiva de criar um fórum para que os artistas considerem novos caminhos para a implementação de futuros cívicos justos em suas respectivas comunidades locais e aproveitem o poder do coletivo translocal.
A metodologia desses workshops baseia-se no Exodus Media Workshop (EMW), que é um laboratório de educação artística iniciado por Denniston Hill que se concentra nas invenções interdependentes de criação e representação de imagens na mídia. O workshop começa com a intenção compartilhada de que devemos desvincular o ser próprio de sua representação mediada e que nossas identidades podem ser recuperadas e remodeladas por nossos próprios padrões.
O trabalho e os resultados dos workshops serão apresentados juntamente com o 20º BMW Art Car no Zeitz Museum of Contemporary Art Africa, na Cidade do Cabo, em 2025.
A artista
Julie Mehretu nasceu em Addis Ababa, capital da Etiópia, em 1970. Junto com sua família, mudou-se para os EUA aos sete anos de idade. Ela se formou no Kalamazoo College, Michigan, se graduou na Rhode Island School of Design com um mestrado em Belas Artes em 1997 e também passou um ano estudando na Cheikh Anta Diop University, em Dakar, Senegal. Ao explorar palimpsestos da história, desde o tempo geológico até uma fenomenologia moderna do social, suas pinturas, gravuras e desenhos envolvem o espectador em uma articulação visual dinâmica da experiência contemporânea, uma representação do comportamento social e da psicogeografia do espaço.
Mehretu mantém um estúdio em Nova York desde 1999. Ela recebeu vários prêmios por seu trabalho, incluindo o Prêmio MacArthur e o Prêmio Medalha de Artes do Departamento de Estado dos EUA. Uma pesquisa representativa de seu trabalho foi exibida no LACMA (Los Angeles), no High Museum (Atlanta), no Whitney Museum of American Art (Nova York) e no Walker Museum of Art (Minneapolis) de 2019 a 2023. Em 2021, Julie Mehretu tornou-se membro da Academia Americana de Artes e Ciências e da Academia Nacional de Design.
Julie Mehretu é representada globalmente pela Marian Goodman Gallery e também expõe na White Cube, em Londres, e na Carlier Gebauer, em Berlim.
O BMW M Hybrid V8
A tela do 20º BMW Art Car é o BMW M Hybrid V8. O novo carro de competição da BMW M GmbH em corridas de resistência apresenta um sistema de acionamento híbrido com cerca de 640hp, cujo motor V8 de 4,0 litros é apoiado por um motor elétrico (velocidade máxima: até 345km/h/215mph, dependendo do layout da pista). Isso faz com que o protótipo do carro de corrida, que pesa apenas 1.030kg, seja o garoto-propaganda do desempenho típico da M e do fascínio por motores eletrificados.
Atualmente, o BMW M Hybrid V8 está competindo com sucesso na classe GTP (Grand Touring Prototype) da série norte-americana de corridas de resistência IMSA. A BMW M Motorsport também retornará ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA na temporada de 2024. Nas corridas do Campeonato Mundial de Endurance oficial da FIA, o BMW M Hybrid V8 enfrentará a concorrência de primeira classe na categoria Hypercars. Isso significa que ele também competirá nas 24 Horas de Le Mans - o primeiro protótipo da BMW M Motorsport desde que o BMW V12 LMR venceu a clássica corrida em 1999.
A BMW Art Car Collection
Desde 1975, artistas renomados de todo o mundo vêm projetando os BMW Art Cars. A iniciativa partiu do piloto de corridas francês e amante da arte Hervé Poulain, que, em colaboração com o então diretor da BMW Motorsport, Jochen Neerpasch, pediu a seu amigo artista Alexander Calder que pintasse um automóvel. O resultado foi um BMW 3.0 CSL que competiu nas 24 Horas de Le Mans em 1975, onde se tornou o favorito do público. Esse foi o nascimento da BMW Art Car Collection.
Nos anos que se seguiram, artistas renomados como Frank Stella, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Robert Rauschenberg, Esther Mahlangu, David Hockney, Jenny Holzer, Ólafur Elíasson e Jeff Koons adicionaram outros BMW Art Cars à coleção, cada um com seu próprio estilo individual. Mais recentemente, a artista multimídia chinês Cao Fei e o americano John Baldessari apresentaram, cada um, um BMW Art Car baseado no BMW M6 GT3 em 2016 e 2017. Os BMW Art Cars não são exibidos apenas em sua casa, o Museu da BMW em Munique, mas também viajam pelo mundo como parte de exposições internacionais.
Clique aqui para conferir a versão original do texto, em inglês.
Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:
Instagram - @bmwdobrasil
Facebook - @BMWBrasil
Youtube - @BMWTVBrasil
Twitter - @BMWBrasil
TikTok - @bmwdobrasil
LinkedIn - @BMWGroupBrasil
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group inclui mais de 30 locais de produção em todo o mundo e tem uma rede global de vendas de mais de 140 países.
Em 2022, o BMW Group vendeu mais de 2,4 milhões de veículos e mais de 202.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2022 foi de 23,5 bilhões de euros em receitas que totalizaram 142,6 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2022, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 149.475 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.
Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil
JeffreyGroup – grupobmw@jeffreygroup.com
Fabio Perrotta Jr. – fperrotta@jeffreygroup.com
(21) 9.9997-9113
Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com
(11) 9.8723-9590