Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

IA Generativa, Realidade Aumentada e Estacionamento a distância – a Experiência Digital na BMW do Futuro na CES 2024

Tecnologia
·
BMW ConnectedDrive
 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

Downloads.

  
Photos(85x, 518,17 MB)
bmw, group, brasil, ia, ConnectedDrive, ces, digital
  • Insights sobre projetos de desenvolvimento para a mobilidade digitalizada do futuro: integração de óculos de realidade aumentada na experiência de condução, estacionamento a distância e IA generativa para assistentes de voz no carro
  • Novos aplicativos para a ConnectedDrive Store: ainda mais streaming de vídeo e jogos disponíveis em modelos de veículos atuais

 

Las Vegas, 08 de janeiro de 2024 - A experiência digital no carro do presente e do futuro é o tema dominante da presença do BMW Group na CES 2024. Novos produtos de infoentretenimento para o atual portfólio de modelos da BMW serão mostrados no evento. Ao mesmo tempo, o BMW Group está demonstrando projetos de desenvolvimento inovadores que oferecem uma visão do futuro. Os visitantes podem comandar remotamente um BMW iX e guiá-lo pelo local da exposição, descobrir como passageiro o potencial oferecido pelos óculos de realidade aumentada durante uma viagem e experimentar uma nova capacidade generativa de IA do BMW Intelligent Personal Assistant alimentado pelo Alexa large language model (LLM), permitindo respostas rápidas e sobre como fazer sobre os recursos do veículo.

 

“BMW é sinônimo de máquina de direção definitiva e experiência digital definitiva”, afirma Frank Weber, Membro do Conselho de Administração e Desenvolvimento do BMW Group. “Na CES estamos mostrando mais conteúdo, mais customização e mais jogos. Tudo isso é sustentado pelo nosso poderoso sistema operacional BMW desenvolvido internamente. E olharemos para o futuro, é claro, com realidade aumentada perfeitamente integrada e inteligência artificial forte e confiável na interação entre homem e máquina”.

 

Sistema operacional BMW 9 torna isso possível: novas experiências de jogo na ConnectedDrive Store em 2024

A oferta opcional “BMW Digital Premium” permite que os clientes BMW Operating System 9 acessem uma ampla gama de produtos da BMW ConnectedDrive Store. Além de funções sob demanda para o veículo, a loja também oferece uma seleção em constante evolução de aplicativos de terceiros nas categorias música & áudio, notícias & revistas e jogos para o sistema de entretenimento. Mais jogos estão sendo disponibilizados através deste canal para diversão no carro. E os ocupantes também poderão jogar usando controladores de jogos adequados no futuro. A BMW apresenta esta nova forma de experiência de jogo pela primeira vez na CES 2024. Por exemplo, “Beach Buggy Racing 2” oferece aos clientes um jogo de corrida cheio de ação que evoca memórias dos grandes clássicos dos consoles. Dois jogadores no veículo podem competir entre si no modo de tela dividida usando seus controladores de jogo. Qualquer controlador de jogo padrão com capacidade Bluetooth pode ser conectado ao sistema de entretenimento em apenas algumas etapas. A conexão do controlador será disponibilizada sem fio para o BMW Operating System 9 durante 2024.

 

O AirConsole App já permite que os clientes da BMW joguem jogos individuais e multijogador em seus carros. Os “jogos casuais” oferecidos são fáceis de aprender para qualquer pessoa; o smartphone do usuário funciona como controlador, permitindo um comando simples da jogabilidade e de rápido aprendizado. Adições são feitas constantemente na escolha de jogos no AirConsole App do carro.

 

O BMW Digital Premium está disponível opcionalmente para modelos com BMW Operating System 9 e pode ser obtido na ConnectedDrive Store online, no MyBMW App ou diretamente no carro. O BMW Digital Premium permite que os clientes aproveitem no carro todos os aplicativos disponíveis em seu país, além de cobrir o uso de dados necessário. E o pacote oferece mais, incluindo funções de navegação aprimoradas e opções adicionais de personalização.

 

Top entertainment – com o Video App nos BMW Operating Systems 8.5 e 9

Além do BMW Theatre Screen com Amazon Fire TV integrado no compartimento traseiro do BMW Série 7, os clientes BMW agora também podem assistir a uma variedade de conteúdo de vídeo no display central*. O já bem-sucedido sistema operacional TiVo para TVs inteligentes foi otimizado para streaming de vídeo no carro no espaço de apenas alguns meses por desenvolvedores do BMW Group trabalhando em conjunto com a XPERI Inc. O resultado é a integração do DTS AutoStage Video Service desenvolvido pela TiVo. O programa de entretenimento inclui canais ao vivo e bibliotecas de mídia sob demanda, cobrindo as categorias notícias, esportes, entretenimento infantil, filmes e séries de TV.

 

Lançada pela primeira vez no novo BMW Série 5, a plataforma será agora implementada over the air** em outros modelos executivos e de luxo. Desde o final de 2023, os clientes que conduzem modelos compactos com BMW Operating System 9 também podem aceder Video App com BMW Digital Premium. Estes serão seguidos por outros modelos ao longo de 2024, como o BMW X2 e todos os modelos da nova família MINI.

 

O Video App está atualmente acessível nos EUA, Reino Unido, Coreia do Sul, França, Itália, Alemanha e Espanha, e em breve chegará ao Japão. Vários portais estão disponíveis internacionalmente, incluindo Pluto TV, Bloomberg, TED, Yahoo! e Chili. Estes são acompanhados por serviços de streaming específicos do mercado:

  • Alemanha: JOYN, ZDF, tagesschau, Deutsche Welle.
  • Itália: RaiPlay
  • França: TF1
  • EUA: Tubi, Gusto TV, Journy
  • Japão: Hulu Japão, NHK Plus, NTV NEWS NNN, TVer, WOWOW

 

O portfólio de plataformas de streaming de vídeo continuará em expansão e será gradualmente implementado em outros países.

 

Pronto para os wearables do futuro – experiência de direção aprimorada com óculos de realidade aumentada XREAL Air 2

A CES também apresenta o BMW Group demonstrando pela primeira vez como os óculos de realidade aumentada (AR) estão configurados para enriquecer a experiência de direção no futuro. Os visitantes podem testar os possíveis usos dos óculos AR em um passeio por Las Vegas. Usando os óculos, podem ver como as instruções de navegação, os avisos de perigo, o conteúdo de entretenimento, as informações sobre as estações de carregamento e as visualizações de apoio em situações de estacionamento são perfeitamente integradas no ambiente do mundo real pelo “XREAL Air 2”. Os dispositivos AR e de realidade mista (mixed reality - MR) se tornarão cada vez mais populares nos próximos anos, graças aos avanços tecnológicos e aos modelos básicos que são mais acessíveis para os clientes. No futuro, os dispositivos AR e MR poderão oferecer aos condutores e aos passageiros informações melhoradas e experiências agradáveis para complementar os displays instalados no veículo.

 

O BMW Group tem trabalhado no desenvolvimento da tecnologia AR/MR desde 2008 e investigado possíveis aplicações para head-mounted displays em projetos de pesquisa. Os engenheiros da BMW, juntamente com seus parceiros de desenvolvimento, conseguiram agora mostrar pela primeira vez conteúdo estável de realidade aumentada e realidade mista aos passageiros em um veículo em movimento dinâmico. A imagem exibida permanece incorporada de forma segura no ambiente, mesmo em situações de condução desafiadoras, como ao fazer curvas, passar por grandes lombadas ou acelerar. Para conseguir isso, o sistema de rastreamento do dispositivo AR/MR em questão deve estar vinculado aos dados do sensor do veículo.

 

O BMW Group construiu consistentemente seu conjunto de experiência com dispositivos AR/MR ao longo dos anos e apresentou os resultados ao público. Estes incluem o projeto inicial MINI Augmented Vision (2015), a colaboração com Meta Reality Labs (2022 e 2023), os ConnectedRide Smartglasses da BMW Motorrad e a M Mixed Reality Driving Experience. A função Augmented View nos modelos BMW e MINI atuais mostra aos motoristas uma transmissão de vídeo ao vivo no display que é aumentada com informações adicionais para uma orientação ideal ao usar o sistema de navegação. Na área de aplicações XR altamente inovadoras relacionadas a veículos, o BMW Group registrou patentes para quase 70 invenções de seus desenvolvedores nos últimos anos.

 

“Graças às recentes colaborações de investigação com Meta Reality Labs e XREAL, fizemos progressos consideráveis nos nossos preparativos para a integração de dispositivos XR externos na nossa experiência de condução em modelos de produção. Estamos orgulhosos de liderar o caminho aqui e estamos bem-preparados para oferecer aos nossos clientes experiências XR de tirar o fôlego no futuro”, disse Peter Lehnert, Vice-Presidente de Pesquisa, Novas Tecnologias e Inovações em Carros Digitais do BMW Group.

 

“Estamos entusiasmados com a perspectiva de podermos embelezar digitalmente o mundo real, combinando tecnologia automotiva com tecnologia AR”, comenta Peng Jin, cofundador da XREAL. “E isso pode levar a experiências totalmente novas ao viajar de carro e abrir um novo potencial para a tecnologia AR.”

 

O BMW Group realizou com sucesso um trabalho pioneiro em tecnologias digitais no passado – como o acesso a veículos usando a BMW Digital Key – e tem sido uma força motriz por trás da padronização de tais inovações em toda a indústria. A empresa também está aberta à colaboração com outros parceiros na área de AR/MR. O objetivo aqui é estabelecer um padrão industrial para conectar os dispositivos XR da indústria CE aos veículos.

 

Demonstração de desenvolvimento: o assistente de voz BMW torna-se o maior especialista em veículos com a ajuda da Alexa Large Language Model (LLM)

Na CES, o BMW Group e a Amazon apresentam recursos de assistente de voz LLM com base em um projeto de desenvolvimento atual no qual as empresas estão trabalhando em preparação para um possível lançamento em série. Isso torna o BMW Intelligent Personal Assistant o melhor especialista em veículos, graças à IA generativa que é alimentada pela Alexa LLM. Na CES, os visitantes experimentam como o assistente de voz fornece instruções e respostas rápidas sobre as funções do veículo de uma forma muito mais humana e conversacional, ao mesmo tempo que é capaz de controlar algumas funções do veículo.

 

O BMW Intelligent Personal Assistant utiliza inteligência artificial para processamento de fala há muito tempo e esta demonstração é a mais recente prova da inovação contínua que a BMW e seus parceiros estão trazendo aos clientes. Capacidades de processamento complexas, que permitem interações e diálogos semelhantes aos humanos, ainda não foram integradas nos veículos da série BMW. Essas capacidades são agora possíveis graças aos LLMs, que são modelos de IA concebidos para processar a linguagem humana a um alto nível e gerar respostas adequadas. O BMW Group também está tomando medidas cuidadosas para construir uma experiência segura e confiável para os clientes e continua a testar e iterar esses recursos LLM ao longo do tempo com seus parceiros.

 

Desde a introdução do primeiro BMW Intelligent Personal Assistant em 2018, a interação linguística tem sido uma parte essencial do BMW iDrive. Hoje, o assistente de voz dá aos clientes controle sobre muitas funções do veículo para que possam manter as mãos no volante e os olhos na estrada. Aproveitando o Alexa Custom Assistant da Amazon – uma solução baseada na tecnologia Alexa e que permite às empresas criar seu próprio assistente de voz personalizado – a próxima geração do BMW Intelligent Personal Assistant em breve se tornará mais poderosa ao longo do ano em veículos com o BMW Operating System 9.

 

Projeto de desenvolvimento conjunto com a Valeo abre caminho para estacionamento com manobrista teleoperado

O BMW Group e a Valeo firmaram uma parceria estratégica para trabalhar no desenvolvimento conjunto de soluções de estacionamento automatizado de nível 4 de próxima geração. Isso inclui o desenvolvimento de soluções para manobrista automatizado (automated valet parking - AVP). Aqui, o cliente deixa seu veículo em uma área de entrega designada. O veículo então procura sozinho uma vaga de estacionamento disponível, manobra para dentro da vaga e depois sai dela novamente, podendo até retornar à área de coleta para ser recolhido pelo motorista. Tanto um sistema de direção autônomo quanto um sistema de manobrista teleoperado podem ser usados como tecnologia subjacente para isso.

 

Os visitantes da CES 2024 terão a oportunidade de experimentar o estacionamento com manobrista teleoperado. A teleoperação oferece controle completo em situações que poderiam ser muito desafiadoras para sistemas totalmente autônomos, como em ambientes complexos ou desconhecidos.

 

O teleoperador utiliza tecnologia sofisticada e imagens de câmeras ao vivo para guiar e movimentar o veículo para que ele possa ser estacionado e recuperado novamente de maneira cuidadosamente controlada. Possíveis aplicações futuras para esta tecnologia poderão incluir estacionamento em eventos, aeroportos ou no setor logístico.

 

* Em conjunto com ConnectedDrive Professional em modelos com BMW Operating System 8.5 ou em conjunto com BMW Digital Premium com BMW Operating System 9.

 

** BMW Série 7; BMW iX produzido a partir de 03/23; BMW X5, BMW X6, BMW X7, BMW X5 M, BMW X6 M produzidos a partir de 04/23; BMW XM produzido a partir de 08/23.

 

Clique aqui para conferir a versão original do texto, em inglês.

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais: 

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook(@BMWBrasil)

Youtube(@BMWTVBrasil)

Twitter (@BMWBrasil)

Tik Tok (@bmwdobrasil)

LinkedIn (@BMWGroupBrasil)

 

Sobre o BMW Group

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group inclui mais de 30 locais de produção em todo o mundo e tem uma rede global de vendas de mais de 140 países.

 

Em 2022, o BMW Group vendeu mais de 2,4 milhões de veículos e mais de 202.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2022 foi de 23,5 bilhões de euros em receitas que totalizaram 142,6 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2022, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 149.475 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.

 

 

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

JeffreyGroup – grupobmw@jeffreygroup.com

Fabio Perrotta Jr.  –  fperrotta@jeffreygroup.com

(21) 9.9997-9113

Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com 

(11) 9.8723-9590

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

ANNUAL CONFERENCE 2024.

21 March - 09:00 AM CET.
Here you can see the webcast of the BMW Group Annual Conference 2024, with the world premiere of the next BMW vision vehicle on the "Road to Neue Klasse".

 

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login