Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Portugal · Article.

Tecnologia BMW Revoluciona Mercado Energético

Projeto inovador implementado em Portugal produz energia verde armazenando energia elétrica em bateria BMW i3 na sede da ACAP e VALORCAR, em Lisboa. Produção e armazenamento de energia elétrica contribuem para a autonomia energética do edifício.

Empresa
 

Press Contact.

Joao Trincheiras
BMW Group

Tel: +351-21-487-3080

send an e-mail

Downloads.

  
Attachments(1x, 444,19 KB)
  
Photos(5x, 15,83 MB)

A evolução tecnológica das baterias constitui um dos principais desafios da mobilidade elétrica. Até à data, o interesse tem estado focado nas baterias de iões de Lítio, mas o aumento na sua produção e utilização, levanta a questão da reciclagem/ reutilização.

 

No final da sua vida útil em veículos elétricos, as baterias retiradas ainda podem reter alguma da sua capacidade inicial, o que lhes permite terem uma segunda vida em aplicações menos exigentes, como no armazenamento de energia.

 

Consciente desta realidade, o BMW Group desenvolveu uma estratégia de reutilização das baterias instaladas nas suas viaturas, o Battery2ndLife, uma solução que visa dar resposta aos desafios energéticos do mercado.

 

BMW Portugal associa-se a projeto sustentável.

 

No âmbito do Battery2ndLife, a BMW Portugal aliou-se à VALORCAR e à ZEEV no desenvolvimento de um projeto local, que tem como base garantir a sustentabilidade do edifício sede da ACAP - Associação Automóvel de Portugal e VALORCAR - Entidade Gestora de Veículos em fim de vida (VFV) e de Reciclagem de Baterias (RBA), em Belém. A associação a este projeto apresenta uma solução para as baterias em fim de vida.

 

Este projeto inovador de produção, gestão e armazenamento de energia elétrica, implementado neste edifício, teve como objetivo o uso interno de energia verde facultada por baterias, entre as quais 1 bateria BMW i3, dando uma nova vida às mesmas.

 

Em parceria com a ZEEV, foram instalados no edifício 62 painéis solares fotovoltaicos bem como, 1 bateria BMW i3 de 94 Ah e um posto de carregamento para dois veículos elétricos. Este sistema fotovoltaico será capaz de produzir anualmente cerca de 32 MWh de energia limpa, o equivalente ao consumo anual de 19 habitações familiares, e evitará, assim, a emissão de 32 toneladas de CO2.

 

Uma Revolução Industrial em Leipzig: Battery2ndLife.

 

O pioneiro veículo eletrificado da BMW, o BMW i3, foi produzido em 2013 na fábrica de Leipzig, na Alemanha. Foi também aqui que nasceu a maior instalação de armazenamento em larga escala de energia do mundo, a BMW Battery Storage Farm Leipzig. O armazenamento em baterias numa instalação fabril demonstra a inovação do “segundo uso” sustentável e lucrativo das baterias BMW i3, depois de o veículo chegar ao fim do seu ciclo de vida.

 

O sistema implementado traduz-se em baixos custos em energia elétrica privada e uma longa vida útil para a independência energética da unidade fabril, através da reutilização de 700 unidades de baterias BMW i3 de alta tensão e de turbinas eólicas localizadas no edifício, possibilitando a descentralização da produção cativa para consumo local, mas também, a sua comercialização contribuindo para a estabilidade da rede pública de energia.

 

Estes dois exemplos, nacional e internacional, demonstram as boas práticas do BMW Group e o contributo na promoção do uso inteligente de sistemas de armazenamento de energias renováveis e na construção da boa reputação da tecnologia desenvolvida em Portugal, posicionando-se como um player ativo na transformação ecológica portuguesa.

 

Para mais informações, por favor contactar:


BMW Group Portugal

João Trincheiras, Corporate Communications Manager

joao.trincheiras@bmw.pt

 

 

Sobre o BMW Group

Com as suas marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad o BMW Group é o construtor premium de automóveis e motos mais bem-sucedido do mundo, oferecendo também serviços financeiros e de mobilidade. Em termos globais, o BMW Group detém 31 fábricas em 15 países e uma rede global de vendas em mais de 140 países.
Em 2018, o BMW Group atingiu um volume global de vendas de mais de 2.490.000 automóveis e mais de 165.000 motociclos. O resultado em 2018, antes de impostos, foi de 9.815 mil milhões de euros, num total de 97.480 mil milhões de euros de volume de negócios. Em 31 de Dezembro de 2018, a empresa empregava um total de, aproximadamente, 134.682 colaboradores.

O sucesso do BMW Group tem sido, desde sempre, construído numa ótica de longo prazo e assente numa conduta responsável. Desta forma, a Companhia estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valores, bem como uma ampla responsabilidade de produto e um evidente empenho na conservação de recursos, como parte integrante da sua estratégia.

www.bmwgroup.com

Facebook: http://www.facebook.com/BMWGroup

Twitter: http://twitter.com/BMWGroup

YouTube: http://www.youtube.com/BMWGroupView

Instagram: https://www.instagram.com/bmwgroup

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bmwgroup/

 

Article Offline Attachments.

Article Media Material.

My.PressClub Login

CO2 emission information.

Os valores do consumo de combustível, das emissões de CO2 e de consumo de energia aqui apresentados foram determinados de acordo com o Regulamento (CE) 715/2007 na versão aplicável no momento da homologação. Os valores referem-se à versão base de um veículo na Alemanha e na gama apresentada é considerado o equipamento opcional e os diferentes tamanho de jantes e pneus para a versão selecionada.

Os valores dos veículos já se baseiam no novo Regulamento WLTP e são traduzidos para valores equivalentes aos do NEDC de modo a garantir a comparação entre os veículos. [Relativamente a estes veículos, no que se refere a impostos relacionados com o veículo ou outras taxas baseadas (no mínimo, entre outros) nas emissões de CO2, os valores de CO2 podem ser diferentes dos valores aqui apresentados.]

As especificações da eficiência de CO2 são determinadas de acordo com a Diretiva 1999/94/CE e o regulamento europeu na sua versão atual aplicável. Os valores apresentados são baseados no consumo de combustível, valores de CO2 e de consumo de energia de acordo com o ciclo NEDC para a classificação.

Para mais informações sobre os dados oficiais do consumo de combustível e as emissões específicas de CO2 dos automóveis de passageiros novos, consulte as diretrizes sobre o consumo de combustível, emissões de CO2 e consumo de energia elétrica de automóveis de passageiros novos, disponíveis gratuitamente em todos os Concessionários BMW.

Latest Facts & Figures.

Informação de Preços BMW
01.08.2019
Pricing
Informação de Preços MINI
01.07.2019
Pricing
Show all

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Dossier de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login