Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Portugal · Article.

Critical TechWorks desenvolve tecnologias para uma experiência artística única nos veículos da BMW

O novo Digital Art Mode e o relógio digital QlockTwo levam a arte para dentro dos veículos da marca alemã.

Tecnologia
 

Press Contact.

Joao Trincheiras
BMW Group

Tel: +351-21-487-3080

send an e-mail

Downloads.

  
Attachments(2x, ~3,52 MB)

A BMW é a primeira marca automóvel a integrar arte digital dentro dos seus veículos, através do Digital Art Mode e do relógio digital QlockTwo, desenvolvidos pela Critical TechWorks – uma joint venture criada pela marca germânica em parceria com a portuguesa Critical Software. Estas soluções criam uma experiência imersiva única a nível visual, auditivo e digital para os seus condutores.

A fusão entre veículo e arte surgiu, pela mão da BMW, com o projeto Art Cars, que se estende desde 1975 até ao presente, e aborda os veículos como telas para a criação de diferentes artistas. O conceito é agora reforçado com o novo modo de condução Digital Art, que permite que os condutores personalizem a forma de conduzir de acordo com as suas preferências e os seus interesses.

Criado em colaboração com a artista Cao Fei, o primeiro conceito artístico, “Quantum Garden”, ganha forma através de imagens e formas dinâmicas que surgem nos diferentes painéis de controlo e ecrãs do veículo, assim como de luzes, cores e sons ambiente que completam esta imersão artística.

Rui Salabert, Chief Technical Officer da Critical TechWorks, explica que “se o carro se assume cada vez mais como uma casa sobre rodas, então faz todo o sentido pensar em como podemos trazer a vivência da arte para dentro dele. O Digital Art Mode vem criar uma experiência emocional aliada à inovação funcional que temos vindo a desenvolver. Este é mais um modo que disponibilizamos aos condutores BMW que procuram uma experiência única, onde podem desfrutar do seu BMW enquanto peça de arte imersiva que lhes desperta sentidos e emoções”.

Esta visão artística é reforçada com a versão digital do relógio QlockTwo, ideia nascida de uma dinâmica interna da BMW e implementada pela Critical TechWorks, na qual a equipa sugeriu reavivar este formato e desenvolvê-lo. Criado na Alemanha enquanto peça física de design, o QlockTwo tornou-se um ícone e distingue-se pela forma como capta a essência da oralidade. No veículo, dentro do seu display quadrangular, diferentes palavras iluminam-se para criar frases e apresentar as horas, como qualquer pessoa responderia caso lhe fosse perguntado.

Mantendo este conceito único, a versão digital é agora contemplada no painel de infotainment e adapta as suas cores ao modo de condução definido. Disponível em 16 línguas, o Qlocktwo adapta-se também às particularidades de cada uma, indicando por exemplo que “são onze menos dez” ou “são dez e cinquenta”.

Ricardo Loureiro, Product Owner da Critical TechWorks, revela que “esta é a primeira peça de arte física integrada digitalmente nos veículos BMW. O QlockTwo continua a ser uma referência do design a nível internacional e chega agora a um público mais alargado, enquanto os condutores tiram partido da sua forma tão singular de indicar as horas. Mais que funcional, esta integração vem reforçar a estética diferenciadora que a BMW oferece, criando uma forma de mostrar o tempo numa nova dimensão”.

Para Massimo Senatore, Managing Director do BMW Group em Portugal, “este é mais um exemplo de como Portugal tem um papel ativo na inovação tecnológica do BMW Group em todo o mundo, criando funcionalidades que refletem o espírito premium da marca e enriquecem ainda mais a experiência de condução”.

Através do desenvolvimento tecnológico inovador, a Critical TechWorks faz a fusão entre arte e funcionalidade para os veículos da marca alemã. Disponíveis em diferentes modelos, o Digital Art Mode e o QlockTwo vêm transformar a experiência de condução de mais de 3,3 milhões de veículos da BMW a nível internacional.

Article Offline Attachments.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

MINI CONCEPT ACEMAN.

Here you can see the world premiere of the MINI Concept Aceman.

Open Streaming Page

CO2 emission information.

Os valores do consumo de combustível, das emissões de CO2 e de consumo de energia aqui apresentados foram determinados de acordo com o Regulamento (CE) 715/2007 na versão aplicável no momento da homologação. Os valores referem-se à versão base de um veículo na Alemanha e na gama apresentada é considerado o equipamento opcional e os diferentes tamanho de jantes e pneus para a versão selecionada.

Os valores dos veículos já se baseiam no novo Regulamento WLTP e são traduzidos para valores equivalentes aos do NEDC de modo a garantir a comparação entre os veículos. [Relativamente a estes veículos, no que se refere a impostos relacionados com o veículo ou outras taxas baseadas (no mínimo, entre outros) nas emissões de CO2, os valores de CO2 podem ser diferentes dos valores aqui apresentados.]

As especificações da eficiência de CO2 são determinadas de acordo com a Diretiva 1999/94/CE e o regulamento europeu na sua versão atual aplicável. Os valores apresentados são baseados no consumo de combustível, valores de CO2 e de consumo de energia de acordo com o ciclo NEDC para a classificação.

Para mais informações sobre os dados oficiais do consumo de combustível e as emissões específicas de CO2 dos automóveis de passageiros novos, consulte as diretrizes sobre o consumo de combustível, emissões de CO2 e consumo de energia elétrica de automóveis de passageiros novos, disponíveis gratuitamente em todos os Concessionários BMW.

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Dossier de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login