Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

FIA GT: BMW Sports Trophy Team Brasil segue confiante para a disputa da segunda etapa em Zolder.

Única equipe 100% brasileira no mundial compete, neste final de semana (20 e 21 de abril), no circuito belga de Terlaemen em busca de importantes pontos no campeonato. Time aposta em melhor entrosamento para brigar por bom resultado.

Others
·
Z4
 

Press Contact.

Mariana Romero
BMW Group

Tel: +55-11-5504-0618

send an e-mail

São Paulo, 17 de abril de 2013 - Passada a ansiedade típica da estreia, o BMW Sports Trophy Team Brasil está pronto para os desafios da segunda etapa do FIA GT Series. Desta vez, os quatro pilotos - da única equipe 100% brasileira no mundial de turismo - vão acelerar pelo traçado de Zolder, na Bélgica, em busca de importantes pontos no campeonato. O canal SporTV transmite a corrida principal no domingo (21), a partir das 9h15 (de Brasília).

Mais adaptados às regras e aos detalhes da categoria, os pilotos consideram que estão mais preparados para a segunda rodada da competição. Um ponto positivo para o time brasileiro na disputa em Zolder é que os 3,977 km do traçado do Circuito de Terlaemen já são conhecidos por 75% do elenco brasileiro. O único que não conhece a pista é o pentacampeão da Stock Car Cacá Bueno. Por tudo isso, a expectativa é positiva para a rodada que começa já nesta sexta-feira (19) com os treinos livres, a partir das 5h da manhã, pelo horário de Brasília.

Na Bélgica, Cacá Bueno acredita que o time brasileiro terá um final de semana mais tranquilo, do que em Nogaro (Fra). Ele espera que a etapa de Zolder seja mais um passo rumo aos objetivos da equipe. "A expectativa é boa. A gente teve uma estreia difícil, porém proveitosa na França, e devido às circunstâncias conseguimos um resultado significativo. Esperamos algo melhor para esta segunda etapa e ainda estamos na busca do acerto ideal. Acredito que será um fim de semana mais tranquilo para todos. Mas, sabemos que é preciso uma evolução e será necessário ganhar alguma quilometragem para alcançar nossa meta que são os pódios e as vitórias", ressaltou o carioca, piloto do carro #0.

Bueno considera que o fato dos outros três pilotos já terem algum conhecimento do traçado pode ajudar a encontrar o equilíbrio do carro mais rapidamente. "Isso com certeza nos ajuda a achar o acerto ideal do equipamento mais rápido, e ‘encurta’ um caminho pra gente. Além disso, temos dados suficientes para saber o que o carro precisa em cada pista. Com certeza vai ser um final de semana melhor. Eu ainda não colocaria a gente na lista dos favoritos, mas sem dúvida, Zolder será um passo para chegarmos ao nosso propósito a partir da segunda metade da temporada", analisou o Cacá, que junto com Khodair, está em sexto na classificação da categoria Pro Cup, com 12 pontos. Em Nogaro, a dupla conquistou dois quinto lugares na categoria.

Allam Khodair relembra os desafios da primeira etapa, e diz que tudo serviu de preparação para toda equipe. "Na primeira etapa, além da expectativa, foi tudo novo para a equipe inteira. O aquecimento de pneus, horários, regras, enfim, tudo isso deixou nossa estreia ainda mais sobrecarregada. Agora a equipe já teve mais tempo para treinar pit stops; os engenheiros estudaram melhor os dados, e acredito que chegaremos nessa segunda etapa mais preparados", disse o companheiro de Cacá Bueno no BMW Z4 #0.

O ‘Japonês Voador’ considera positivo o fato de andar em uma pista conhecida. "É a única pista do calendário onde eu já corri. Claro que é melhor assim, apesar de eu não ver problema em conhecermos as pistas e achar o melhor acerto para nosso carro. Apesar de ter alguns pontos travados, o circuito de Zolder com certeza favorece mais aos BMWs do que o de Nogaro", observou Khodair, que correu pela F-3000 na pista belga.

A bordo do outro carro da equipe, o BMW Z4 #21, o paranaense Ricardo Zonta também acredita que o equipamento se adaptará melhor no circuito belga, mas aponta algumas características que vão exigir atenção. "É uma pista que já conheço, corri lá em 2011. É um traçado bem difícil, estreito e com poucos pontos de ultrapassagem. Mas mesmo assim, acredito que nosso carro vai se adaptar melhor a essa pista, devido às curvas de baixa, que são mais favoráveis aos modelos BMW Z4", considerou o campeão de GT em 1998.

Zonta concorda que nesta segunda etapa o entrosamento está melhor. "Agora não tem mais aquela ansiedade da estreia. Na primeira etapa, eu e o Sérgio tivemos uma adaptação mais demorada, porque não conhecíamos o carro, e acabamos não andando o suficiente, devido à chuva. Estou animado para a segunda etapa, pois já temos o conhecimento do equipamento, sabemos que é uma pista mais favorável para o carro e conhecemos o estilo de guiada um do outro, que é praticamente o mesmo", disse.

Seu companheiro Sérgio Jimenez não aposta em vida fácil para a única equipe brasileira no mundial de turismo. "Eu já fui a este circuito, mas nunca andei de carro de corrida por lá. Acho que vai ser um pouco complicado, pois é uma pista de baixa velocidade que precisa bastante de torque, teremos que trabalhar para encontrar o melhor acerto do carro. Mas nossa expectativa é de conseguirmos fazer os treinos bem, se o clima ajudar - já que isso foi um dos maiores problemas em Nogaro", comentou Jimenez.

O piloto paulista também falou que ainda está se adaptando. "Ainda não conheço completamente o carro. Não treinei muito na primeira etapa e andei praticamente na corrida, já que a classificação foi com a pista secando e teve duas bandeiras vermelhas. Espero que o clima ajude em Zolder para conhecermos mais o carro e principalmente para testarmos o funcionamento dos pneus. Precisamos achar o balanço ideal", observou o piloto, que ao lado de Zonta, está em nono no campeonato, com 3 pontos. Em Nogaro, a dupla ficou em sexto e nono nas corridas 1 e 2, respectivamente, na categoria Pro.

 

O BMW Sports Trophy Team Brasil tem o patrocínio da BMW do Brasil e Banco BMG, co-patrocínio das empresas Ser-Glass e TecPro e apoio Beta Ferramentas e Salsa.

Classificação do Campeonato (categoria Pro):

1 - F.Stippler/E.Sandstrom (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS), 25 pontos
2 - M. Buhk / A.Day (HTP Gravity Charouz / Mercedes SLS AMG GT3), 21
3 - S.Ortelli/L.Vanthoor (Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS 34), 18
4 - A. Kumpen / E. Ide (Phoenix Racing / Audi R8 LMS), 16
5 - S. Loeb /A. Parente (Sebastien Loeb Racing / McLaren MP4-12C), 13
6 - C. Bueno / A. Khodair (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 12
7 - K. Chandhok / J. Seyffarth (SMS Seyffarth Motorsport / Mercedes SLS AMG GT3), 11
8 - A.Zuber/M.Parisy Sebastien Loeb Racing McLaren MP4-12C, 6
9 - R. Zonta / S. Jimenez (BMW Sports Trophy Team Brasil / BMW Z4), 3
10 - D. Keilwitz / N. Kentenich (Doerr Motorsport /McLaren MP4 12-C), 1

 

Confira os horários para a 2ª etapa da FIA GT Series em Zolder (horários de Brasília):

Sexta-feira, dia 19 de abril

5h00 às 6h20 - Treino Livre 1
9h30 às 10h30 - Treino Livre 2

Sábado, dia 20 de abril
4h10 às 5h10 - Treino Classificatório
09h15 às 10h15 - Corrida Classificatória

Domingo, dia 21 de abril
4h15 às 4h35 - Warm up
9h15 às 10h15 - Corrida Principal

 

Para mais informações acesse:

 

www.bmwteambrasil.com.br
Facebook: facebook.com/bmwteambrasil
Twitter: twitter.com/bmwteambrasil

O BMW Group

 

O  BMW  Group  é  um  dos fabricantes de automóveis e motocicletas mais bem sucedidos  do  mundo  com  suas  marcas  BMW,  MINI e Rolls-Royce. Como uma empresa  global, o BMW Group opera 28 instalações de produção e montagem em 13 países e tem uma rede de vendas presente em mais de 140 países.

 

Em 2012, o BMW Group vendeu aproximadamente 1,85 milhões de veículos e mais de  117.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para o ano  contábil  de  2012  foi  de  7,82  bilhões  de euros sobre rendimentos equivalentes  a  76,85   bilhões  de euros. Em 31 de dezembro de 2012, o BMW Group   apresentou   força   de   trabalho   de   aproximadamente   105.876 colaboradores.

 

O  sucesso  do  BMW  Group  sempre foi construído com base no pensamento de longo   prazo   e   ação   responsável.   Assim,   a   empresa  estabeleceu sustentabilidade  ecológica  e  social  em  toda  a  sua  cadeia  de valor, responsabilidade  total  pelos  seus produtos e comprometimento claro com a conservação  dos recursos naturais como parte integrante da sua estratégia. Como  resultado  dos seus esforços, o BMW Group foi classificado como líder da  indústria  automotiva  pelos Índices de Sustentabilidade Dow Jones (Dow Jones Sustainability Indexes) nos últimos oito anos.

 

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

AUTO CHINA 2024.

Beijing. 24./25. April 2024.

Here you can see the Webcasts of the BMW Group Night and Press Conference at the Auto China 2024.

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login