Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

BMW Concept Stunt G 310 tem estreia mundial no Salão Duas Rodas

BMW Concept Stunt G 310

BMW Motorrad

Press Contact.

Talita Rodrigues
BMW Group

Tel: +55-11-5504-0400

send an e-mail

São Paulo, 6 de outubro de 2015 – Com a estreia mundial da BMW Concept Stunt G 310 no Salão Duas Rodas, a maior feira de motos da América do Sul, a BMW Motorrad apresenta um feito completamente novo: a interpretação incondicional de uma moto para acrobacias, ao mesmo tempo imponente e ágil, baseada em estudo de motocicleta monocilíndrica.

 

Graças aos seus muitos anos de experiência, Chris Pfeiffer, tetracampeão mundial e europeu de stunt riding, contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento da BMW Concept Stunt G 310. “O stunt riding é um esporte exigente e com muitas particularidades. Para praticá-lo, é necessário ter uma moto compacta e facilmente manobrável, mas ao mesmo tempo estável e robusta. Temos de conseguir o balanço ideal entre agressividade e maneabilidade”, explica Chris Pfeiffer.

 

Proporções compactas, agilidade máxima.

A BMW Concept Stunt G 310 combina todas essas qualidades e as evidencia à primeira vista: o motor monocilíndrico possibilita proporções muito compactas graças à sua concepção inovadora. O detalhe: o cilindro inclinado para trás e o cabeçote rotacionado a 180 graus. Isto permite o posicionamento ideal do motor na motocicleta e uma distância entre eixos curta, apesar da longa balança traseira, tornando a moto muito ágil.

 

A parte dianteira rebaixada e a traseira elevada permitem mudanças rápidas de direção e uma condução dinâmica. Ao deslocar os dutos de admissão para a dianteira e o sistema de escape para a traseira, foi possível montar o silenciador traseiro numa posição vertical elevada por baixo do assento, entre motor e amortecedor. Desta forma, o silenciador fica perfeitamente protegido e não restringe a liberdade de movimentos do condutor. E apesar de não se poder ver, outra característica marcante da BMW Concept Stunt G 310 é a acústica que atrairá, certamente, a atenção do piloto.

 

Design emocional empolgante num estilo característico da BMW Motorrad.

A vista lateral empolgante deste conceito é caracterizada pelo desenho tridimensional de suas superfícies. As linhas precisas e a interação expressiva dos contornos criam uma sensação de movimento e velocidade, mesmo com a moto parada. Particularmente marcantes são, ainda, os contornos da guia lateral do tanque de combustível, que conferem ênfase significativa a este efeito. Todas as linhas parecem gerar um sentido de movimento na direção da roda dianteira, enfatizando a facilidade de maneabilidade da BMW Concept Stunt G 310. Ao mesmo tempo, as superfícies criam uma silhueta compacta, favorecendo o centro de massas em torno do bloco do motor.

 

A vista frontal esguia da BMW Concept Stunt G 310 também revela a sua elevada agilidade. As formas expressivas das superfícies do tanque de combustível reforçam o design frontal. À semelhança da dianteira, também a traseira elevada e leve promete facilidade em manobras. Ela desloca o centro de gravidade visual ainda mais para a frente e, em combinação com o spoiler do motor, realça ainda mais a roda dianteira.

 

Modificações extensas para acrobacia.

As inúmeras modificações são características de uma moto de acrobacia, como as realizadas na BMW Concept Stunt G 310 por indicação de Chris Pfeiffer, graças aos seus longos anos de experiência como profissional neste esporte e em cooperação com a equipe de design da BMW Motorrad. O objetivo é garantir a máxima maneabilidade possível para o piloto de acrobacias na realização de suas proezas sobre o asfalto. O acelerador bloqueável garante propulsão constante, mesmo quando o condutor tem de soltar a mão do punho do acelerador. Além disso, uma relação de transmissão ligeiramente modificada permite uma maior tração na roda traseira, mesmo a baixas rotações do motor, enquanto um freio traseiro intencionalmente sobredimensionado desacelera de forma  eficiente em todas as situações. Um segundo e, ainda maior freio traseiro, permite travar a roda traseira apenas com o dedo médio esquerdo, caso em determinadas acrobacias o pé direito não se encontre no pedal de freio. Graças à disposição especial do manete adicional do freio no lado esquerdo, até pode ser operado ao mesmo tempo que a embreagem. Adaptadores no eixo dianteiro e também na zona do assento – os chamados pinos dos eixos – proporcionam ao condutor posições adicionais para colocar os pés que vão além das possibilidades oferecidas pelos descansos regulares de pés.

 

Os característicos estribos de apoio vermelhos proporcionam proteção adicional para o motor. Um destaque especial na BMW Concept Stunt G 310 é a traseira desenvolvida especificamente pela BMW Motorrad para acrobacias e que, até agora, ainda não tinha sido vista numa moto com tal finalidade. A peça, confeccionada a partir de um bloco de alumínio, com uma abertura no centro, oferece ao piloto de acrobacias um ponto de fixação para o pé. Em conjunto com o assento antiderrapante, o componente em alumínio também assegura, graças à sua forma, uma posição estável ao conduzir.

 

Design moderno de cores e materiais.

O conceito de cor evidencia as cores clássicas da BMW Motorsport: branco como cor básica e também vermelho e azul, em combinação com as cores da bandeira do Brasil em uma interpretação moderna. O design com cores em verde e amarelo fluorescente atraem os olhares.

 

As fortes cores fluorescentes estendem-se ao longo de toda a moto, realçando ainda mais as linhas e superfícies dinâmicas. O cerne da moto, o sistema de transmissão, apresenta cores mais escuras e volta a deslocar para baixo o centro de gravidade visual. Edgar Heinrich, responsável pelo design da BMW Motorrad, resume: “A BMW Concept Stunt G 310 é um verdadeiramente atraente os olhos. Tudo nela parece um convite para sentar e desafiar a lei da gravidade”.

 

Sobre o BMW Group 

Com suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, além de oferecer serviços financeiros e de mobilidade diferenciados. Como uma empresa global, o BMW Group opera 30 instalações de produção e montagem em 14 países e comercializa seus produtos em mais de 140 nações. 

 

Em 2014, o BMW Group vendeu cerca de 2.118 milhões de automóveis e 123.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para o ano contábil de 2014 foi de 8,71 bilhões de euros, sobre uma receita de 80,40 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2014, o BMW Group contava com 116.324 colaboradores. 

 

O sucesso do BMW Group sempre foi construído com base no pensamento de longo prazo e ação responsável. Assim, a empresa estabeleceu sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, responsabilidade total pelos seus produtos e comprometimento claro com a conservação dos recursos como partes integrantes da sua estratégia.

 

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

THE NEXT 100 YEARS WORLD TOUR - LOS ANGELES.

Follow the transmission of the press conference "Iconic Impulses. The BMW Group Future Experience." in Los Angeles.

Visit the official press streaming portal of the BMW Group. We provide live and on demand streams of the BMW Group free of charge and at first hand.

OPEN PAGE

CO2 emission information.

Fuel consumption figures based on the EU test cycle, may vary depending on the tyre format specified. Further information on official fuel consumption figures, specific CO2 emission values and the electric power consumption of new passenger cars is included in the “Guideline for fuel consumption, CO2 emissions and electric power consumption of new passenger cars", which can be obtained from dealerships and here as PDF.

Latest Facts & Figures.

Nova tabela de preços do BMW Group Brasil
Thu Nov 05 19:16:14 CET 2009
Finanças, Fatos, Números
Show all

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login