Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

BMW Group celebra 100 anos de história e atuação marcante no mercado

Eventos comemorativos começam nesta segunda-feira (7), data que também marca o surgimento da BMW, a marca primordial do BMW Group; Companhia comemora centenário vislumbrando o futuro da mobilidade individual; Celebração ao longo do ano incluirá a apresentação de quatro veículos-conceito.

Corporativo
 

Press Contact.

Talita Rodrigues
BMW Group

Tel: +55-11-5504-0400

send an e-mail

Downloads.

  
Photos(3x, ~7,04 MB)

Munique , 7 de março de 2016 – O BMW Group celebra nesta segunda-feira (7) o centenário de fundação de suas atividades, um marco significativo não só para o setor automotivo mundial, mas para a história da indústria automotiva. A BMW, marca primordial do grupo – cujo significado é Bayerische Motoren Werke, ou Fábrica de Motores da Baviera, Estado da Alemanha cuja capital é Munique –, surgiu da união das empresas de Gustav Otto e Karl Friedrich Rapp, ambas fabricantes de motores de avião na época. A logomarca da BMW, a propósito, simboliza uma hélice de avião em movimento, nas cores da antiga bandeira da Baviera.

 

Ao longo de sua história, o BMW Group tem sido uma força pioneira com um claro foco voltado para o futuro. E esta mesma percepção está no centro das atividades relacionadas ao centenário da marca. Este compromisso com o futuro e com o avanço está expresso na identidade corporativa definida para a comemoração do centenário, cujo slogan é “The Next 100 Years” (“Os próximos 100 anos”). O emblema comemorativo do centenário é composto por quatro triângulos interligados, que se combinam para formar uma flecha, representando quatro características-chave do BMW Group: responsabilidade, confiança, pioneirismo e sucesso. Eles também refletem a diversidade da empresa, suas referências e seus colaboradores.

 

"No BMW Group, estamos sempre em busca da melhor solução. É parte do nosso DNA", declarou Harald Krüger, presidente do Conselho Administrativo da BMW, durante coletiva de imprensa, na manhã desta segunda-feira. "É também a essência das nossas colaborações, um tema recorrente que permeia nossa cultura empresarial e de liderança".

 

Celebração

A programação de eventos do centenário do BMW Group teve início nesta segunda-feira (7) - data em que a empresa celebra seu registro na Câmara de Comércio e Indústria de Munique. Em evento para aproximadamente dois mil convidados, entre empresários, políticos, acadêmicos, representantes da sociedade e da mídia internacional, que foram recepcionados no Olympic Hall de Munique, a companhia apresentou em formato multimídia os registros mais importantes da história do BMW Group, seu momento atual e sua visão sobre o futuro da indústria automotiva.

 

Houve também a apresentação, em primeira mão, do BMW Vision Next 100, um veículo-conceito inédito concebido pela BMW, que coloca em prática um pouco do que a companhia acredita que será o futuro da mobilidade nas próximas décadas. Ele combina as formas de um cupê esportivo com a elegância dinâmica de um sedã. Porém, ao contrário de uma simples máquina de transporte, trata-se de um veículo totalmente customizável e que está perfeitamente adaptado para atender às necessidades do condutor. As interações condutor-automóvel são geridas por um sistema denominado “Alive Geometry“. Os modos Boost (Propulsão) e Ease (Facilidade) oferecem, respectivamente, autonomia de condução ao motorista ou ao próprio veículo, sendo que o interior do veículo pode configurar-se automaticamente de acordo com o tipo de comando escolhido.

 

No Boost, todo o gerenciamento do veículo é centralizado no condutor, oferecendo auxílio necessário para maximizar a experiência de condução, indicando, por exemplo, o mehor traçado da pista, o manejo da direção e velocidade ideais. Acionando o modo Ease, o interior do habitáculo se transforma: o volante e o console central recolhem-se e os encostos de cabeça, os assentos e a guarnição interna das portas giram para os lados criando um ambiente integrado para que o condutor e passageiro fiquem sentados frente a frente.

 

Ao longo do ano, o veículo-conceito BMW Vision Next 100 participará de uma exposição itinerante com passagens programadas pela China (maio), Inglaterra (junho) e Estados Unidos (outubro). Em Londres, ele ganhará a companhia de outros dois protótipos das marcas Rolls-Royce e MINI, que também integram o BMW Group. A última escala da turnê será em Los Angeles (EUA), onde o último veículo-conceito, concebido pela BMW Motorrad, a divisão de motocicletas do grupo, completará o quarteto de modelos futurísticos do BMW Group.

 

Pioneirismo

Ao longo de seus 100 anos, o BMW Group sempre exerceu papel preponderante na busca de soluções para a mobilidade. Desde 1916, a empresa vem evoluindo constantemente, de um pequeno fabricante de motores de aviões para líder mundial na categoria de automóveis, motocicletas e serviços de mobilidade premium. A companhia provou ser uma empresa altamente inovadora e com os olhos voltados para o futuro: prova disso são iniciativas como a construção do Centro de Pesquisa e Engenharia, na década de 1990, e o BMW Welt, o edifício futurista, projetado com uso multifuncional, aberto ao público em outubro de 2007.

 

A história do BMW Group revela uma grande variedade de eventos e decisões que exerceram e que ainda influenciam sustentavelmente no desenvolvimento da empresa e que expressam seu propósito. Produtos pioneiros e estratégias de sucesso sempre estiveram baseados na atitude corajosa de trilhar caminhos inéditos. Entre os exemplos deste aspecto estão o lançamento da R 32, em 1923, a primeira moto a portar o emblema da BMW; o BMW 1500, modelo que inaugurou uma nova categoria de automóveis, o de sedãs esportivos familiares; ou ainda o BMW X5, que estabeleceu outro novo segmento de automóveis, o SAV, abreviatura de Veículo de Atividade Esportiva. O objetivo do grupo sempre foi o de ir além do convencional e competir com os melhores, fomentando a capacidade de encarar desafios e evidenciá-los com grande aspiração.

 

Hoje, o BMW Group é um conglomerado com fábricas e linhas de produção instaladas em 14 países e uma rede de distribuição global. O grupo também faz contribuições significativas para a concepção de mobilidade individual do futuro, a exemplo do lançamento de sua submarca BMW i, que agrega soluções inovadoras de mobilidade urbana como automóveis elétricos, híbridos e serviços de mobilidade.

 

Os próximos cem anos

Depois de um século de história e de expertise acumulados, o BMW Group escolheu o tema “The Next 100 Years” (“Os próximos 100 anos”) para permear as comemorações, sinalizando o que a companhia vislumbra para o futuro. Depois de amplos estudos envolvendo não só o conhecimento interno mas também o apoio de renomados institutos, o BMW Group elegeu as principais questões que devem impactar não só a mobilidade mas também o cotidiano e a vida corporativa.

 

Pontos sensíveis já nos dias de hoje, a falta de vagas de estacionamento e as vias congestionadas são fatores que deverão agravar nas próximas décadas. Dentro do BMW Group, há grupos de estudo especializados nestas questões, que desenvolveram o modelo de planejamento multimodal presente no BMW i3, que pode apontar trechos onde a rota deve ser feita com transporte público ou individual. A previsão é de que até o ano 2050 mais de 75% da população europeia e 90% dos norte-americanos vivam em modelos de cidades urbanizadas, aumentando a demanda por uma solução prática de mobilidade.

 

Nesse contexto, tecnologia e sustentabilidade também são relevantes e a automoção terá um grande papel na resolução desta equação. Atualmente, os automóveis BMW já dispõem de sistemas digitais de alta performance, como o ConnectedDrive, que integra toda a gama de produtos. No futuro, isso resultará em uma experiência mais segura e confortável, com o aperfeiçoamento desses sistemas.

 

Na visão do BMW Group, automação e digitalização também contribuirão para linhas de produção mais sustentáveis e eficientes, capazes de fabricar veículos de ponta, prontos a atender as sociedades do amanhã. Esses insights conduziram ao modelo BMW Vision Next, o visionário veículo-conceito que simboliza o primeiro centenário de um dos mais tradicionais fabricantes de automóveis premium em todo o mundo.

 

Momentos de pioneirismo e marcos na história do BMW Group

 

7 de março de 1916 – Data em que a empresa Bayerische Flugzeugwerke é estabelecida como sucessora da fabricante de motores de aeronaves Gustav-Otto-Flag Maschinenfabrik, com sede em Munique.

 

21 de julho de 1917 – A fabricante de motores aeronáuticos Rapp-Motorenwerke GmbH, fundada em 1913, obtém registro comercial com o nome de Bayerische Motoren Werke GmbH e estabelece sua sede em Munique.

 

10 de dezembro de 1917 – O logotipo arredondado com as letras BMW e a hélice estilizada projetada sobre as cores de azul e branco é registrada no escritório de Marcas do Instituto Europeu de Patentes.

 

28 de setembro de 1923 – A BMW R32, a primeira motocicleta produzida pela BMW, é apresentada no Salão do Automóvel da Alemanha, em Berlim. Ela trazia um motor de quatro tempos, boxer, de dois cilindros horizontalmente opostos.

 

2 de fevereiro de 1924 – O engenheiro e piloto de corridas, Rudolf Schleicher, vence a prova de subida de montanha em Mittenwalder Gsteig, registrando o primeiro triunfo da BMW em uma competição de esportes a motor.

 

11 de fevereiro de 1933 – Apresentado no Salão do Automóvel de Berlim, o BMW 303 foi o primeiro automóvel da BMW equipado com um motor de seis cilindros e o primeiro produto da marca a exibir a grade em forma de rim e que acabaria se tornando a principal característica visual dos automóveis da marca.

 

14 de junho de 1936 – O esportivo BMW 328 é apresentado publicamente pela primeira vez, no circuito de Nurburgring, na Alemanha. Ele fez sucesso na época pois reunia parâmetros de engenharia como distribuição ideal de peso, linhas aerodinâmicas e uso de materiais leves em sua construção.

 

9 de dezembro de 1959 – Durante a assembléia geral de acionistas da BMW, Herbert Quandt, o maior acionista da BMW, decide recusar uma oferta de aquisição e manter a independência da companhia.

 

21 de setembro de 1961 – Revelado durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, o BMW 1500 inaugurou uma nova categoria de automóveis: sedãs esportivos familiares.

 

24 de maio de 1972 – A BMW cria a divisão Motorsport, responsável por todas as atividades de esportes a motor e pelo desenvolvimento de modelos esportivos da marca.

 

10 de setembro de 1972 – Durante os Jogos Olímpicos de Munique, uma versão movida a eletricidade do BMW 1602 é usada como veículo de apoio durante a maratona. Trata-se do primeiro automóvel totalmente elétrico desenvolvido pela BMW.

 

27 de abril de 1994 – Inaugurado o Centro de Investigação e Engenharia da BMW. Conhecido pela sigla FIZ, ele conta com cerca de sete mil pesquisadores, engenheiros, designers, gestores e técnicos.

 

29 de janeiro de 1994 – A BMW AG assume o controle do grupo britânico Rover, que inclui as marcas Rover, MG, MINI e Land Rover. Futuramente o grupo Rover deixou de fazer parte do BMW Group, porém a marca MINI permaneceu no portfolio da compania.

 

10 de janeiro de 1999 – Durante o Salão de Detroit (EUA), a BMW estabelece outro novo segmento de automóveis, o SAV, abreviatura de Veículo de Atividade Esportiva, com o BMW X5. Ele combina esportividade e a versatilidade de um veículo com tração nas quatro rodas.

 

3 de janeiro de 2003 – A marca de carros de alto luxo britânica Rolls-Royce passa a fazer parte do BMW Group.

 

17 de outubro de 2007 – O edifício futurista BMW Welt, projetado com uso multifuncional, é aberto ao público.

 

21 de fevereiro de 2011 – A submarca BMW i é apresentada no BMW Welt. As inovações desenvolvidas pela empresa para a submarca incluem automóveis elétricos e híbridos e serviços de mobilidade inovadores.

 

 

Sobre o BMW Group 

Com suas marcas BMW, MINI e Rolls-Royce, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium, além de oferecer serviços financeiros e de mobilidade diferenciados. Como uma empresa global, o BMW Group opera 30 instalações de produção e montagem em 14 países e comercializa seus produtos em mais de 140 nações.

 

Em 2015, o BMW Group vendeu cerca de 2.247 milhões de automóveis e 137.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para o ano contábil de 2014 foi de 8,71 bilhões de euros, sobre uma receita de 80,40 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2014, o BMW Group contava com 116.324 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi construído com base no pensamento de longo prazo e ação responsável. Assim, a empresa estabeleceu sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, responsabilidade total pelos seus produtos e comprometimento claro com a conservação dos recursos como partes integrantes da sua estratégia.

 

 

Atenciosamente,

BMW Group

Comunicação Corporativa

AK-1-AM-BR

Rua Henri Dunant, 1.383 - 23º andar - Ed. Golden Tower

 Tel: +55 11 5186-0400

E-mail: comunicacao.corporativa@bmw.com.br

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

THE NEXT 100 YEARS WORLD TOUR - LOS ANGELES.

Follow the transmission of the press conference "Iconic Impulses. The BMW Group Future Experience." in Los Angeles.

Visit the official press streaming portal of the BMW Group. We provide live and on demand streams of the BMW Group free of charge and at first hand.

OPEN PAGE

CO2 emission information.

Fuel consumption figures based on the EU test cycle, may vary depending on the tyre format specified. Further information on official fuel consumption figures, specific CO2 emission values and the electric power consumption of new passenger cars is included in the “Guideline for fuel consumption, CO2 emissions and electric power consumption of new passenger cars", which can be obtained from dealerships and here as PDF.

Latest Facts & Figures.

Nova tabela de preços do BMW Group Brasil
Thu Nov 05 19:16:14 CET 2009
Finanças, Fatos, Números
Show all

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login