Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

Fábrica de Araquari (SC) do BMW Group Brasil adota Unidade exclusiva e customizada de Combate a Incêndio totalmente elétrica

Iniciativa vai de encontro com a meta global do BMW Group em garantir o futuro da mobilidade sustentável, reduzindo drasticamente a emissão de CO2 até 2030

Ambiente
·
Corporativo
·
Sociedade
·
Fábricas, Instalações
·
Fábricas de Produção
·
Sustentabilidade
 

Press Contact.

Joao Carlos Veloso Duarte
BMW Group

Tel: +52-55-91408-747

send an e-mail

São Paulo, 23 de agosto de 2021 – A fábrica do BMW Group em Araquari (SC) passou a utilizar um Veículo Elétrico Compacto de Combate a Incêndio, como mais um passo na direção global da empresa em garantir o futuro da mobilidade sustentável. A Unidade de Combate Incêndio Elétrica (UCI Elétrica) foi desenvolvida especialmente para a planta catarinense da marca bávara e é o primeiro modelo com essa configuração fabricado no Brasil.

 

A inspiração para o projeto veio da fábrica do BMW Group em Leipzig, na Alemanha, que possui um modelo similar. A UCI Elétrica serve para o atendimento a eventuais ocorrências dentro dos prédios produtivos de Carroceria, Pintura, Montagem e Logística e se destaca por ser compacto e acessível às áreas internas da planta de Araquari, o que lhe confere maior rapidez e eficiência de uso. 

 

A UCI Elétrica, um caminhão, foi desenvolvida, produzida e customizada pela fabricante de modelos elétricos de carga Hitech, de Curitiba (PR), e a Mitren, de Porto Alegre (RS), esta última especializada na fabricação de veículos de combate a incêndio.

 

A equipe de bombeiros do BMW Group Brasil assegurou que todas as necessidades técnicas da planta de Araquari fossem atendidas. A UCI Elétrica conta com dois cilindros de pressão com 150bar, além de extintor de incêndio com capacidade para 500 litros de água. Essa configuração possibilita uma vazão d’água de 50 litros por minuto, com alcance do jato de 13 metros.

 

A Unidade também é livre de emissões sonora e de gases e está totalmente equipada e preparada para responder a vários tipos de emergência como capturas de animais, vazamentos de produtos perigosos, pré-atendimento médico e incêndios.

 

Depois de pronto, o veículo também ganhou placas fotovoltaicas para que possa ser carregado também com energia solar. O que garante autonomia ininterrupta de operação de 100 quilômetros.

 

“A Unidade de Combate a Incêndio Elétrica está em consonância com os objetivos do BMW Group de assegurar o futuro da mobilidade sustentável. Nosso objetivo é reduzir as emissões de CO2 em 80% na produção dos nossos veículos, em 40% no uso e 20% na cadeia de fornecedores, até 2030, em comparação com 2019. Por isso, fico muito feliz em ver que nosso time busca inovações e melhorias em todos os processos”, ressalta Mathias Hofmann, diretor geral da planta. 

 

Sustentabilidade

 

A fábrica brasileira da marca alemã já conta com diversas ações voltadas à sustentabilidade. A redução de gastos com água e energia elétrica e o descarte de resíduos são monitorados e reduzidas a cada ano.

 

Desde 2016, a fábrica do BMW Group em Araquari segue em busca de reduzir seu impacto ambiental. Com isso, desde sua inauguração até o fim de 2020, diminuiu o consumo de energia em 33%, o consumo de água em 41% e a quantidade de resíduos para descarte em 87%.

 

Além disso, a planta recebeu a instalação de 562 placas fotovoltaicas no telhado do prédio da Montagem e Logística no início de 2021 e já conta com a utilização de energia proveniente de fontes renováveis, promovendo a redução das emissões de CO2 em suas atividades – o que rendeu a certificação I-REC, um instrumento de compensação do consumo de energia elétrica proveniente de fontes que emitem CO₂ na atmosfera.

 

Outro destaque no reaproveitamento e descarte de resíduos são os projetos Seal the Deal – que tem como objetivo reaproveitar resíduos de selante PVC como matéria prima inseri-los novamente na cadeia de criação de valor e o Upcycle Element, onde excedentes de material de produção são doados às mulheres de baixa renda para que elas os transformem em produtos e renda ajude famílias.

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, acesse: www.bmw.com.br.

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais:

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook (@BMWBrasil)

Youtube (@BMWTVBrasil)

Twitter (@BMWBrasil)

Tik Tok (@bmwdobrasil)

LinkedIn (@BMWGroupBrasil)

 

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 15 países e possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2020, o BMW Group vendeu cerca de 2,3 milhões de automóveis mais de 169.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2020 foi de aproximadamente 5,222 bilhões de Euros com receitas de 98,990 bilhões de Euros. Desde 31 de dezembro de 2020, o BMW Group tem uma força de trabalho de 120.726 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado no pensamento de longo prazo e em uma ação responsável. Portanto, a empresa estabeleceu a sustentabilidade ecológica e social em toda a cadeia de valor, a responsabilidade abrangente de produtos e um claro compromisso com a conservação dos recursos como parte integrante da sua estratégia.

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

JeffreyGroup – grupobmw@jeffreygroup.com

Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com 

(11) 9.8723-9590

Tayane Garcia – tgarcia@jeffreygroup.com

(11) 9.6027-9766

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

AUTO CHINA 2024.

Beijing. 24/25 April 2024.

Here you can see the Webcasts of the BMW Group Night and Press Conference at the Auto China 2024; with the World Premieres of the new MINI Aceman and the new BMW i4.

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login