Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Brasil · Article.

BMW Group Brasil: Presença feminina segue crescendo e mulheres representam 25% da força de trabalho da empresa, incluindo a CEO

 No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o BMW Group Brasil aproveita para trazer histórias inspiradoras na empresa de colaboradoras que desempenham um papel fundamental nesse processo.

 

Press Contact.

Paula Cichini
BMW Group

Tel: +55-11-5186-0452

send an e-mail

São Paulo, 20 de março de 2024 – Nos últimos anos, o Brasil vem testemunhando um aumento significativo da participação feminina no ambiente corporativo, estendendo-se até mesmo a áreas tradicionalmente dominadas por homens. Essa tendência de ascensão feminina é notável em todos os setores da indústria, seja na linha de produção, nos escritórios ou nos altos cargos de gerência e direção. No BMW Group, elas são responsáveis por compor aproximadamente 25% do quadro de colaboradores.

Para destacar a importância e o impacto das mulheres, no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o BMW Group Brasil traz histórias inspiradoras de colaboradoras que dedicam parte de suas vidas à empresa. Com excelência profissional e determinação, elas exemplificam o compromisso do BMW Group Brasil com a diversidade, equidade e inclusão.

Com uma trajetória de oito anos no BMW Group Brasil, Simone Vieira, 48, trabalha na fábrica de automóveis do BMW Group, localizada em Araquari. Ela começou na empresa como operadora na área do Finish e atualmente trabalha no Departamento de Qualidade (Montagem). Superando desafios como operar o Equipamento de Teste de Sistema de Arrefecimento (Water test), Simone destaca a importância de seguir paixões e desafiar estereótipos de gênero. Ela acredita firmemente que não há limites para o que as mulheres podem alcançar. "Devemos seguir nossas paixões, buscar oportunidades de aprendizado, desenvolvimento e não ter medo de desafiar os estereótipos de gênero. Com trabalho árduo e dedicação, podemos alcançar nossos objetivos profissionais e inspirar outras mulheres a fazerem o mesmo", completa.

A Gerente de Qualidade Claudia Santos, 40, também trabalha na Planta Araquari e possui uma jornada de sucesso no BMW Group Brasil. Ela conta que começou sua carreira na empresa como Especialista de Planejamento de Pintura, em 2016, e que a vontade por querer trabalhar na indústria automotiva vem de genética. "Meus pais vieram de família pobre e, posteriormente, estudando e trabalhando em indústria foi que o meu pai conseguiu nos proporcionar uma vida um pouco melhor. Nesse sentido, foi natural para mim buscar na indústria o meu desenvolvimento de carreira", explica a Gerente de Qualidade.

Lívia Barbosa, 40, é Gerente Sênior de Logística Física em Araquari e iniciou no grupo em 2016, sendo responsável por liderar o time de Planejamento Logístico e VPS. Engenheira de Produção e mestre em Engenharia Mecânica, ela sempre teve grande paixão por sistemas de produção e otimização de processos produtivos. Quando perguntada sobre os maiores desafios enfrentados em sua carreira ao ser mulher e como os superou, ela explica que a baixa representatividade das mulheres em posição de liderança na maioria dos ambientes industriais, por vezes, faz com que haja poucos modelos de referência e uma rede de apoio feminina muito restrita. "Isso acaba gerando menores oportunidades de alianças e mentorias, o que pode impactar nosso desenvolvimento profissional. Eu, pessoalmente, busco referências de lideranças femininas que estejam em situações semelhantes, mesmo que fora da minha organização", completa. Lívia traz uma perspectiva valiosa sobre a contribuição das mulheres para a criatividade e equilíbrio no ambiente de trabalho. Ela destaca a importância da diversidade de gênero para elaborar soluções mais eficazes e compreender melhor as necessidades dos clientes. "Acredito que nós mulheres contribuímos muito para maior criatividade, temos uma abordagem de comunicação não-violenta e conseguimos equilibrar melhor os resultados operacionais com aspectos mais subjetivos, como a satisfação das pessoas, aspectos sociais e ambientais. Esse conjunto de habilidades são extremamente relevantes para a sustentabilidade do negócio, tema muito estratégico para uma empresa centenária como o BMW Group", reforça.

Liandra Anápólis, 20, começou no BMW Group há exatamente 2 anos e meio, na época como Jovem Aprendiz. Hoje, locada na fábrica de Manaus como Operadora de Logística 1, ela ressalta a importância da representatividade feminina e da diversidade no local de trabalho. Liandra se inspira nas mulheres de sua família e colegas de trabalho, encorajando outras mulheres a alcançarem seus objetivos com garra e determinação. "É muito importante haver essa diversidade de modo que ninguém se sinta excluído. O BMW Group trabalha muito bem a diversidade e isso e algo que todos gostam muito aqui", destaca.

Com uma carreira de 21 anos no BMW Group Brasil, a Gerente de Planejamento de Vendas, Débora Campion, 42, enfatiza a importância de selecionar profissionais com base no potencial, independentemente do gênero. Situada em São Paulo, ela incentiva as mulheres a acreditarem em seu potencial e a darem o melhor de si, garantindo que o reconhecimento virá. "Acredite no seu potencial, independentemente da posição e do segmento em que atua. Em pleno século XXI, qualquer tipo de diferenciação com relação ao gênero é totalmente inaceitável e, portanto, ser mulher, mesmo em um segmento predominantemente masculino, deve ser considerado um fator irrelevante, para o desenvolvimento de sua carreira. As oportunidades são iguais para todos e, portanto, tendo interesse em crescer em sua carreira de forma digna e sustentável, dê o seu melhor. Com comprometimento e responsabilidade, o seu reconhecimento virá", conclui a Gerente de Planejamento de Vendas.

 

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

 

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais: 

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook(@BMWBrasil)

Youtube(@BMWTVBrasil)

Twitter(@BMWBrasil)

Tik Tok (@bmwdobrasil)

LinkedIn (@BMWGroupBrasil)

 

Sobre o BMW Group

 

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o fabricante líder mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

 

Em 2023, o BMW Group vendeu aproximadamente 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 209.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos no exercício financeiro de 2023 foi de 17,1 bilhões de euros sobre receitas no valor de 155,5 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2023, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 154.950 colaboradores.

 

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu seu rumo para o futuro desde o início e está fazendo da sustentabilidade e da eficiência de recursos o foco da direção estratégica da empresa – desde a cadeia de fornecimento, passando pela produção, até o final da fase de uso, para todos os seus produtos.

 

 

 

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil

JeffreyGroup – grupobmw@jeffreygroup.com

Fabio Perrotta Jr.  –  fperrotta@jeffreygroup.com

(21) 9.9997-9113

Fernanda Alencar – falencar@jeffreygroup.com 

(11) 9.8723-9590

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

AUTO CHINA 2024.

Beijing. 24/25 April 2024.

Here you can see the Webcasts of the BMW Group Night and Press Conference at the Auto China 2024; with the World Premieres of the new MINI Aceman and the new BMW i4.

Open Streaming Page

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Kit de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login