Do you need help? Please contact our support team from 9 to 17 CET via support.pressclub@bmwgroup.com.

PressClub Portugal · Article.

Vhils transforma Mini em obra de arte

Ao longo de vários meses, Alexandre Farto aka Vhils deixou a sua marca única na “pele” de um Mini clássico da primeira geração. O resultado foi agora revelado ao público e dá pelo nome de “TRACERY”

 

Press Contact.

Joao Trincheiras
BMW Group

Tel: +351-21-487-3080

send an e-mail

Desafiado pela MINI, Alexandre Farto, artista português de renome internacional, também conhecido como Vhils, deixou o seu traço único num veículo clássico da icónica marca automóvel.  O resultado deste desafio dá pelo nome “TRACERY”, um Mini transformado em criação artística.

Este projeto é a mais recente etapa da parceria entre a marca e o Vhils Studio, liderado pelo artista português. Em 2022, esta colaboração da marca com o mundo das artes já tinha dado lugar a uma intervenção de grandes dimensões de Vhils que,recorrendo a uma técnica inovadora, decidiu homenagear o criador -  Sir“Alec” Issigonis, designer e engenheiro britânico que concebeu o icónico Mini.

Agora chegou a altura de prestar homenagem à obra de Issigonis – o Mini, tendo sido escolhida uma técnica ancestral.

Tracery é um termo inglês da arquitetura gótica – estilo arquitetónico marcado por uma decoração ornamental estrutural – que define o "rendilhado" permitindo aberturas para o exterior, filtradas por vitrais e rosáceas. No caso da obra que Vhils agora revela, o termo enfatiza a perfuração da pele do automóvel, representando elementos característicos da obra do artista.

Para a  criação do conceito desta instalação artística, Vhils viajou até Oxford em setembro do ano passado para visitar a fábrica da MINI, onde teve oportunidade de escolher o modelo que seria a sua “tela”. A escolha recaiu sobre um Mini MkI de 1965. Um automóvel revolucionário no seu tempo, pela sua simplicidade.

“A MINI define-se desde a sua origem pelo seu lado icónico e irreverente. É uma marca que olha sempre para o futuro sem esquecer o seu legado. Já o Vhils conta com um traço único, que nos tem dado criações que deixam a sua marca profunda na paisagem urbana. Para a MINI, que tem na cidade o seu território natural, encontrámos aqui uma combinação de elementos que nos une. E no caso de “TRACERY” em particular, é com orgulho que olhamos para o resultado final deste desafio que lançámos ao Vhils e à sua equipa”, destaca Gonçalo Empis, Head of MINI Portugal.

“A minha prática enquanto artista contemporâneo é profundamente inspirada pelas camadas de história e identidade enraizadas na paisagem urbana. O convite para intervir num dos primeiros modelos deste carro icónico permitiu-me expandir a minha criatividade para uma nova dimensão. Com este trabalho, não só presto homenagem à mente visionária de Sir Alec Issigonis, criador do Mini original, como também celebro o espírito revolucionário da própria criação. Com o seu design pioneiro e impacto democratizador, o Mini encarnou um símbolo de acessibilidade e mobilidade urbana. Através desta intervenção, quero desvendar as camadas deste legado, revelando a essência da sua contribuição para a cidade e os seus habitantes, enquanto crio um diálogo entre passado e presente, tradição e inovação”, destaca Alexandre Farto aka Vhils.

Para a execução do conceito, Vhils e a sua equipa contaram com a estreita colaboração da Rusty Soul Garage - autêntica oficina de arte automóvel, especializada no restauro de veículos, e já experiente em trabalhar com veículos da marca britânica. Esta obra demorou seis meses a ser concluída, tendo sido necessário efetuar cerca de 30.000 furos nos diversos painéis do veículo.

Apresentada oficialmente  no Vhils Studio na passada quarta-feira, 20 de março, esta obra surge como resultado de uma colaboração artística meticulosa que tinha um desafio especialmente exigente em mãos: transpor o estilo inimitável de Vhils, tantas vezes esculpido em fachadas de edifícios urbanos, diretamente na carroçaria de um Mini clássico.

Nesta apresentação, Gonçalo Empis abordou também a forma como a nova gama de modelos MINI, que será revelada ao longo de 2024, mantém como inspiração as linhas clássicas que caraterizam a marca. “Na MINI a inovação tecnológica surge sempre alinhada com a nossa visão e em estreita relação com o legado da marca. Isso é algo que volta a ser notório na nova geração de modelos que lançamos em 2024”, acrescentou o responsável em Portugal da marca que integra o BMW Group.

A mesma parceria que agora deu lugar a “TRACERY” iniciou-se em 2021. Envolve – além da MINI e do Vhils Studio – o Festival Iminente e a galeria Underdogs e já deu lugar ao lançamento de uma edição exclusiva de tejadilhos artísticos MINI, assinados por artistas emergentes nacionais, bem como ao lançamento das obras Temple of Light, de AkaCorleone, e PORT4L, de Tiago Marinho, ambos artistas portugueses.

Este Mini clássico transformado em obra de arte irá numa primeira fase estar em exibição em alguns concessionários oficiais da marca, de Norte a Sul do país, e irá posteriormente integrar a coleção internacional da MINI, onde poderá fazer parte de futuros eventos e exposições que envolvam a marca a nível mundial.

A nível internacional, a ligação da MINI à arte é já antiga, estando patente em diversos projetos, como foi o caso da criação de edições únicas a cargo de figuras como Paul Smith, Kate Moss ou David Bowie.

Article Offline Attachments.

Article Media Material.

My.PressClub Login
 

BMW Group Streaming

AUTO CHINA 2024.

Beijing. 24/25 April 2024.

Here you can see the Webcasts of the BMW Group Night and Press Conference at the Auto China 2024; with the World Premieres of the new MINI Aceman and the new BMW i4.

Open Streaming Page

CO2 emission information.

Os valores do consumo de combustível, das emissões de CO2 e de consumo de energia aqui apresentados foram determinados de acordo com o Regulamento (CE) 715/2007 na versão aplicável no momento da homologação. Os valores referem-se à versão base de um veículo na Alemanha e na gama apresentada é considerado o equipamento opcional e os diferentes tamanho de jantes e pneus para a versão selecionada.

Os valores dos veículos já se baseiam no novo Regulamento WLTP e são traduzidos para valores equivalentes aos do NEDC de modo a garantir a comparação entre os veículos. [Relativamente a estes veículos, no que se refere a impostos relacionados com o veículo ou outras taxas baseadas (no mínimo, entre outros) nas emissões de CO2, os valores de CO2 podem ser diferentes dos valores aqui apresentados.]

As especificações da eficiência de CO2 são determinadas de acordo com a Diretiva 1999/94/CE e o regulamento europeu na sua versão atual aplicável. Os valores apresentados são baseados no consumo de combustível, valores de CO2 e de consumo de energia de acordo com o ciclo NEDC para a classificação.

Para mais informações sobre os dados oficiais do consumo de combustível e as emissões específicas de CO2 dos automóveis de passageiros novos, consulte as diretrizes sobre o consumo de combustível, emissões de CO2 e consumo de energia elétrica de automóveis de passageiros novos, disponíveis gratuitamente em todos os Concessionários BMW.

Latest Facts & Figures.

Specifications of the BMW XM 50e, valid from 02/2024.
Wed Mar 06 13:48:00 CET 2024
G09
Viaturas M
Specifications of the BMW iX2 eDrive20, valid from 03/2024.
Sat Feb 17 09:00:00 CET 2024
U10
BMW i
Show all

Add your filter tags.

Informação à Imprensa
Dossier de imprensa
Discurso
Fact & Figures
Updates
Top-Topic
Submit filter
Clear all
 
Sun
Mon
Tue
Wed
Thu
Fri
Sat
 
Login